Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Patrick Ferguson

Militar do exército britânico
Militar do exército britânico
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Militar britânico nascido em Pitfour, hoje Mintlaw, Aberdeenshire, Scotland, inventor do primeiro rifle carregável pela culatra empregado pelo exército britânico. Encorajado pelo seu tio, o GeneralJames Murray, aos 15 anos entrou para a British Army, como Cornetim no Royal North British Dragoons, o Scots Greys. Enviado (1761) para servir na Seven Years' War, na Alemanha, contraiu uma enfermidade que o deixou levemente manco de uma perna.

Serviu, então, em um regimento de guarnição do litoral inglês. Esteve em Paris (1766), e serviu na West Indies, no 70th Foot Regiment (1768-1774), Esteve em Trinidad Tobago (1768-1770), Caribe, casou-se (1770) com Comrie to Ellen Murray e, ao contrair febre e retornou à Inglaterra (1774). Seu espírito inventivo foi descoberto em Salisbury (1775) pelo Maj. General William Howe, quando servia no Light Infantry.

No ano seguinte (1776) ele desenvolveu o breech-loading rifle e fez uma demonstração para o Rei George III e obteve a patente do seu Ferguson Rifle (1776). No ano seguinte foi-lhe determinado o comando de uma unidade experimental e enviado à América. Equipado com seus rifles, entrou em ação na batalha de Brandywine, Pennsylvania, onde foi ferido e passou oito meses recuperando-se. Integrando o serviço de inteligência das forças coloniais de invasões e ganhou o respeito do Lt. Geeneral Henry Clinton Comandou o Little Egg Harbor, New Jersey (1778), foi-lhe dado o comando de Stony Point (1779) e vários meses depois foi promovido a major e velejou para o sul com Clinton. Comandou a sua cavalaria no apoio do assédio de Clinton Geral a Charleston, e foi encarregado de levar a milícia Tory nas Carolinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em setembro o Lt. General Charles Cornwallis lhe ordenou a ocupação da zona rural de modo a proteger seu flanco ocidental. Suas táticas de intimidação só enfureceram os habitantes monteses que se organizaram e derrotaram sua unidade na Batalha de Kings Mountain, S.C., quando o próprio major foi morto (1780).

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Patrick Ferguson"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/patrick-ferguson.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante