Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Odysseus Alepoudhelis

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Poeta grego nascido em Iráklion, Creta, um os principais nomes da literatura grega moderna. Estudou direito na Universidade de Atenas onde foi atraído pela corrente surrealista francesa e passou a colaborar com a revista literária Nea Grammata.

Durante a ocupação da Grécia pelos alemães na segunda guerra mundial, uniu-se à resistência antifascista da Albânia Depois da guerra só voltou a ativa com o extenso poema To axion esti (1959). Inicialmente naturalista e com profunda preocupação com os problemas sociais e políticos de sua terra, passou por uma fase nacionalista e amadureceu como crítico e tradutor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Outros grandes poemas seus foram Prosanatolismoi (1940), Helios ho protos (1943), Asma heroiko kai penthimo gia ton chameno anthypolochago tes Alvanias (1946) e Ta eterothale (1974) e teve sua obra literária reconhecida internacionalmente ao receber o Prêmio Nobel de literatura (1979) e morreu em Atenas.
Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Odysseus Alepoudhelis"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/odysseus-elytis.htm. Acesso em 30 de maio de 2024.

De estudante para estudante