close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Manuel Pedro dos Santos

O cantor Manuel Pedro dos Santos, gravou o 1º samba da história da discografia brasileira
O cantor Manuel Pedro dos Santos, gravou o 1º samba da história da discografia brasileira
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Cantor e compositor brasileiro nascido em Santo Amaro da Purificação, BA, que gravou o primeiro samba da história da discografia brasileira, o histórico Pelo telefone (1916). Ao lado de Cadete, Nozinho, Mário Pinheiro e Eduardo das Neves fez parte do primeiro grupo de cantores profissionais da Casa Edison, pioneira na gravação de discos de gramofone no Brasil. É dele a primeira gravação em disco no Brasil (1902), com o lundu Isto é bom, de Xisto da Bahia. Como cançonetista, participou do Teatrinho do Passeio Público e no Circo Spinelli.

Na década (1910-1920), chegou a figurar em pequenos filmes, tais como O cometa, A seresta caipora, Serrana, entre outros. Morreu no Rio de Janeiro e entre outros grandes sucessos populares seus como intérprete foram Caboca di Caxangá (1913), A baratinha (1917), Dança do urubu (1917), Quem são eles? (1918), Já te digo (1919) e Tatu subiu no pau (1923).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observação:
Historicamente o primeiro samba gravado foi Pelo telefone (1916), antes pela banda da Casa Edison, e logo depois pelo cantor Baiano, uma composição de Ernesto dos Santos, o Donga (1891-1974) e seu parceiro Mauro de Almeida. Sucesso em todo o Brasil, ainda meio na base do maxixe "O chefe da folia/Pelo telefone/Manda me avisá/Que com alegria/Não se questione/Para se brincá...", o ritmo do samba já existia a cerca de meio século no batuque de negros. O sucesso de Pelo Telefone no carnaval carioca do ano seguinte (1917), provocou afinal o aparecimento de numerosos compositores dispostos a tentar o novo gênero.

Figura copiada do AO CHIADO BRASILEIRO:
http://www.geocities.com/aochiadobrasileiro/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem M - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Manuel Pedro dos Santos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/manuel-pedro-dos-santos.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Estude agora


Progressão Geométrica

Nessa aula faremos uma revisão geral sobre Progressão Geométrica (PG). Comentaremos dos tipos de PG, propriedades da...

Romance indianista

Assista a nossa videoaula para aprender um pouco mais sobre o romance indianista. Confira nossa análise!