Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Manuel Joaquín del Corazón de Jesús Belgrano

Biografia

Importante personagem na independênica da Argentina
Importante personagem na independênica da Argentina
PUBLICIDADE

Herói da independência política argentina nascido em Buenos Aires, cuja atuação foi de fundamental importância para a independência da Argentina. Filho de abastada família portenha, graduou-se em direito na Espanha (1789), onde recebeu a influência do pensamento liberal. Na volta a Buenos Aires, foi secretário da junta mercantil, cargo em que se dedicou à difusão das idéias liberais, sobretudo nos aspectos da educação e das reformas econômicas. Lutou contra a invasão inglesa do Vice-Reino do Rio da Prata (1806-1807) e depois aderiu à revolução autonomista de maio (1810).

Foi nomeado general e enviado para dominar o território do que viria a ser o Paraguai, mas não teve sucesso. Em contrapartida, obteve duas importantes vitórias contra as tropas espanholas em Tucumán (1812) e Salta (1813), as quais contribuíram decisivamente para consolidar a revolução. Depois de duas sucessivas derrotas no alto Peru, hoje Bolívia, foi substituído (1814) no cargo de chefe dos exércitos pelo general José de San Martín.

Pouco depois foi enviado à Europa em companhia de Bernardino Rivadavia, o futuro primeiro presidente da Argentina. Monarquista convicto, sonhava com uma forma de governo monárquico para os sul-americanos, pós independência. Enviado para sufocar uma série de rebeliões que pipocavam na província de Santa Fé, acabou por contrair uma enfermidade que se agravou em sua volta a Buenos Aires, levando-o à morte (1820).

Figura copiada do site da UNIV. TEXAS / PORTRAIT GALERY :
http://www.lib.utexas.edu/photodraw/portraits/  

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem M - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Manuel Joaquín del Corazón de Jesús Belgrano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/manuel-joaquin-del-corazon-de-jesus-belgrano.htm. Acesso em 02 de dezembro de 2021.