Topo
pesquisar

Rei Luís XV da França

Biografia

PUBLICIDADE

Rei francês (1715-1774) nascido no Palácio de Versalhes, filho de Louis, duque de Bourgogne e Marie-Adelaide of Savoy, bisneto de Luís XIV, cujo reinado caracterizou-se pela luta das facções cortesãs e pelos fracassos da política externa, que afetaram o prestígio da coroa e contribuíram para preparar a revolução republicana (1789).

Herdou o trono direto do bisavô por causa das morte prematuras do avô e do pai, e assumiu o governo quando atingiu a maioridade (1723), recebendo poder das mãos de Filipe II, duque de Orléans. Casou-se com Maria Leszczynska, filha de Estanislau I, rei destronado da Polônia, o que levou a França a combater a Áustria e a Rússia na guerra de sucessão polonesa (1733-1738). Durante a desastrosa guerra dos sete anos (1756-1763) contra a Grã-Bretanha e a Prússia, aliou-se à Áustria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a derrota perdeu a maior parte de suas colônias americanas e asiáticas, e a França perdeu toda a influência francesa no leste europeu depois da primeira partilha da Polônia (1772), e o rei caiu no descrédito de seus súditos, principiando os primeiros movimentos em direção a deflagração da famosa revolução francesa (1789).

Durante quase todo seu reinado, manteve amantes que exerceram grande influência no governo, como a marquesa de Vintimille e a célebre Marquesa de Pompadour. Morreu vitimado pela varíola no mesmo palácio onde nasceu. Historicamente seu governo também ficou marcado pelo grande desenvolvimento na arte decorativa, o famoso estilo Luis XV.

Figura copiada do site Wikipedia FREE ENCYCLOPEDIA:
http://www.wikipedia.org/wiki/Louis_XV_of_France

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Ordem R - Biografia - Brasil Escola

Rei Luís XV da França (1715-1774)
Rei Luís XV da França (1715-1774)
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola