PUBLICIDADE
Rei da França (986-987) nascido em Laon, Aisne, último rei francês da dinastia carolíngia. Filho e sucessor de Lotário, foi coroado por seu pai (979), mas só assumiu o trono pós a morte do pai (986). Seu curto reinado foi marcado por sua inoperância e envolvido em disputas com Hugh Capet e Adalberon, arcebispo de Reims.
Casado com a princesa Adelaide, irmã de Geoffrey Grisegonelle, conde de Anjou, morreu no início do ano seguinte, em Compiègne, após 11 meses de governo, vítima de envenenamento provocado provavelmente por sua própria mãe Emma. Último rei carolingio, morreu sem deixar herdeiros.
Após sangrentas lutas saiu-se vitorioso pelo trono o Conde de Paris Hugo Capeto, filho do Grande Hugo Capeto, com o apoio da Igreja e eleito senhor supremo pelos nobres que governavam a várias províncias independentes, dando início a dinastia dos Capetos e a França de hoje. Essa dinastia permaneceu por mais de oitocentos anos no poder com os ramos dos Valois, Bourbons e Orléans e deu origem aos reis realmente ditos franceses.