Topo
pesquisar

Inti Cusi Huallpa Huáscar

Biografia

PUBLICIDADE

Herdeiro do trono inca nascido provavelmente em Cuzco, que foi derrotado por seu meio-irmão Atahualpa na luta pela hegemonia política da nação inca. Pouco antes de morrer Huayna Cápac, dividiu o estado de Tahuantinsuyo entre os dois filhos (1525), ficando para Huáscar o reino de Cuzco, e para seu meio-irmão, Atahualpa, o de Quito (cerca de um quinto menor).

Reinando em um território bem menor, Atahualpa logo começou a desrespeitar seus limites territoriais até que atacou os exércitos de Cuzco, derrotando e aprisionando seu imperador nas margens do rio Apurímac. Aquele que outrora fora o herdeiro legítimo de todo o império, viu sua família e os membros de sua corte serem dizimados antes de ser levado como prisioneiro até Atahualpa, em Cajamarca.

Depois da derrota para os espanhóis, Atahualpa receou que Francisco Pizarro, chegado ao Peru (1532), devolvesse o poder a seu meio-irmão e ordenou então que fosse executado na prisão, lá mesmo em Cajamarca.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG  

Ordem I - Biografia - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Inti Cusi Huallpa Huáscar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/inti-cusi.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola