Topo
pesquisar

Gaetano Rapagnetta

Biografia

PUBLICIDADE

Poeta italiano nascido em Pescara, Itália, cuja obra e personalidade contestatária o tornaram uma das mais controvertidas figuras de seu tempo.

Aos 16 anos publicou seus primeiros poemas e aos 18 partiu para Roma, marco do início de uma vida cheia de aventuras amorosas, ao longo das quais conheceu a corrupção dentro da alta sociedade e lhe proporcionou o desprezo pelas convenções morais, especialmente demonstrado em seus livros Il piacere (1889), Elegie romane (1891), L'innocente (1892) e Il trionfo della morte (1894) e Laudi del cielo, del mare, della terra e degli eroi (1899).

Após se separar da atriz Eleonora Duse, grande paixão de sua vida e inspiradora de peças dramáticas como La figlia di Iorio (1904), foi para a França (1910), mas voltou à Itália para combater na primeira guerra mundial. Tomou a cidade de Fiume (1919), da qual se declarou regente e ligou-se ao regime fascista de Mussolini Em seus últimos anos dedicou-se a escrever textos autobiográficos e morreu em Gardone Riviera.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem G - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Gaetano Rapagnetta"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/gaetano-rapagnetta.htm. Acesso em 21 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola