Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Frederick Austerlitz

Biografia

Frederick Austerlitz, ator de musical americano
Frederick Austerlitz, ator de musical americano
PUBLICIDADE

Ator do cinema estadunidense nascido em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, um dos mais característicos do cinema musical americano e conhecido como renovador do sapateado. Começou a estudar dança aos quatro anos e começou sua carreira profissional aos sete anos de idade (1907) ao lado da irmã, Adele, um no mais velha, em uma casa de shows de Nova Jersey. Logo seriam considerados a melhor dupla infantil do show bussines, e em 10 anos já haviam conquistado a Broadway, trabalhando em três números ao mesmo tempo.

Ganhou fama internacional na Broadway, na terceira década co século XX. Foi para Hollywood (1933) onde estreou no cinema com A Alegre Divorciada (1933) e nos seis anos seguintes fez formou famosa dupla com Ginger Rogers (1911-1995), nascida Virginia Katherine McMath, e estrelando juntos dez filmes, entre os quais Top Hat (1935) e Swing Time (1936)., dançou também com Rita Hayworth, Judy Garland, Cyd Charisse e Audrey Hepburn.

Depois de seu último grande musical, Silk Stockings (1957), participou de filmes de outros gêneros e trabalhos para a TV, onde brilhou em quatro especiais: An Evening with Fred Astaire (1958), Astaire Time (1960), Hollywood Palace (1966) e The Fred Astaire Show (1968). Só o primeiro ganhou nove Prêmios Emmy, incluindo um de melhor ator. Ganhou um Oscar especial (1949) por sua arte incomparável. Publicou sua autobiografia, intitulada Steps in Time (1959) e morreu de pneumonia em Los Angeles. Ele deixou uma inconfundível marca na história do Cinema e foi um consagrado artista de musicais, shows e TV, cujo sucesso, pouco igualado, virou lenda no cenário artístico.

Introduziu inovações coreográficas para câmera que criaram um novo e revolucionário conceito para a dança nos filmes, assim como seu estilo pessoal, um modelo de classe e elegância masculina. Atuou em 40 filmes e no teatro estreou em 15 musicais nas casas de Nova York e Londres. Foi coreógrafo de Noel Coward, Gertrude Lawrence, Marilyn Miller, Ginger Rogers e Allen Kearns em espetáculos teatrais. Gravou mais de 18 álbuns entre Lps, coleções e trilhas sonoras de filmes e televisão, além de compor 20 canções populares.

Figura copiada do site CLASSIC MOVIES:
http://www.thegoldenyears.org/

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Frederick Austerlitz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/frederick-austerlitz.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.