Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

François Duvalier

François Duvalier ditador haitiano
François Duvalier ditador haitiano
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Ditador haitiano (1957-1971) nascido em Port-au-Prince, cujo governo notabilizou-se pela violência e pelo terror, e que levou o Haiti a uma grave deterioração econômica e social, em conseqüência do isolamento diplomático quase total da sua nação. Formado em medicina pela École de Médecine de Port-au-Prince (1934) e passou a trabalhar em hospitais e clínicas, especializando-se no tratamento de doenças tropicais, ganhando reputação como médico e humanista (1934-1946).

Integrando a um grupo de intelectuais nacionalistas que expunham suas idéias na publicação Action Nationale, foi diretor do Serviço de Saúde Pública (1946-1949) e ministro do Trabalho e de Saúde Pública (1949-1950). No ano seguinte um golpe militar levou Paul Magloire ao poder enquanto seu grupo passava à clandestinidade. Com um novo golpe militar (1957) e a conseqüente renúncia de Magloire, assumiu a presidência do Haiti.

No poder, criou uma força para-militar, os tonton-macoutes, para reduzir o poder dos militares e reprimir ferozmente qualquer oposição. Declarou-se presidente vitalício (1964) e conseguiu da Assembléia Nacional que o poder fosse passado ao filho, Jean-Claude, após sua morte, a qual ocorreu em Port-au-Prince naquele mesmo ano.

Figura copiada do site HAITI RÉFÉRENCE

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "François Duvalier"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francois-duvalier.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Talibã e a retomada do poder no Afeganistão

Assista à videoaula e conheça o grupo radical fundamentalista Talibã. Entenda seu processo de formação e ascensão...

Quem foi Che Guevara?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Ernesto Guevara, mais conhecido como "Che" Guevara...