Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Francis Scott Key Fitzgerald

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Escritor norte-americano nascido em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, considerado um dos mais importantes escritores da chamada geração perdida da literatura americana. Descendente de uma família católica irlandesa, chegou a entrar na Universidade de Princeton, mas não formou-se para se alistar no Exército (1917) como voluntário, durante a primeira guerra mundial. Durante um treinamento militar em um campo no Alabama, conheceu Zelda Sayre, com quem se casaria. Desmobilizado de suas funções militares, tentou seguir a carreira publicitária até que se lançou na carreira literária com This Side of Paradise (1920), romance que o consagrou em popularidade.

Com grande prestígio lançou seu segundo romance, The Beautiful and Damned (1922), encarnando o porta-voz dos jovens intelectuais revoltados com a sociedade. Mudou-se para a França (1924), onde concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, The Great Gatsby (1925), certamente uma das obras mais representativas do romance americano. Hoje é considerado sua obra-prima, mas não um grande sucesso de vendas na época. Passou um longo período apenas fazendo textos para revistas, enquanto sua esposa entrava em um processo de debilitação mental até que teve de ser internada pela primeira vez em um hospício (1930), gerando uma componente trágica na vida do escritor.

Dominado pelo alcoolismo publicou ainda Tender is the Night (1934 ), que ele considerava sua melhor obra, ), porém outro fracasso de vendagem. Voltou para os U.S.A. e passou a morar em Hollywood (1937), onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Ainda escreveu seu último romance, The Last Tycoon (1939), publicado postumamente (1941) e, enfraquecido pelo álcool, morreu em Hollywood, Califórnia, com apenas 44 anos de idade e após duas tentativas de suicídio. Abalada emocionalmente nos últimos anos, Zelda ainda se internou várias vezes para tratamento mental e morreu num incêndio em um hospício (1948).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Francis Scott Key Fitzgerald"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francis-scott-key-fitzgerald.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Relativismo moral

Uma posição relativista é aquela que entende que não há um padrão certo e seguro para determinar-se o valor de...

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.