Francesco Guardi

Biografia

PUBLICIDADE

Pintor italiano nascido em Veneza, que se dedicou ao gênero das vedute, pintura detalhada de paisagens urbanas, considerado um dos maiores pintores venezianos do século XVIII e indiscutivelmente o mais notável de uma dinastia de artistas. Membro de uma família de pintores, seu pai, Domenico Guardi (1678-1716), originário de Trento, fez a sua aprendizagem em Viena, para onde se transferiu (1690) e estabeleceu-se posteriormente em Veneza, no início do século XVIII. Com a morte do pai, o irmão Gian Antonio Guardi (1698-1760) passou a dirigir o ateliê da família, onde ele começou, especialmente pintando cenas bíblicas para a igrejas.

Discípulo de Giovanni Antonio Canal, o Canaletto (1697-1768), posteriormente passou a trabalhar no ateliê do arquiteto Michele Marieschi, onde passou a se interessar pela pintura detalhada de paisagens urbanas, associando figuras com as paisagens arquitetônicas sob efeitos luminosos, gênero que ficou conhecido como vistas urbanas, e entre as mais notáveis foram a igreja de Santa Maria della Salute e San Giorgio Maggiore (1745-1760).

Assumiu (1760) o ateliê da família, depois da morte de seu irmão Gianantonio (1698-1760), e dedica-se, finalmente, à realização de vedute, gênero considerado pelos seus contemporâneos de importância menor, mas cuja aceitação entre a clientela estrangeira veio a contribuir para a sua consagração, passando a produzir sob encomenda. Foi eleito membro da Academia Veneziana (1784), fundada por seu irmão Gianantonio (1756) e então presidida por seu sobrinho Giandomenico Tiepolo, e morreu em sua cidade natal.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem F - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Francesco Guardi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/francesco-guardi.htm. Acesso em 04 de junho de 2020.