Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Felix Christian Klein

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Importante geômetra alemão nascido em Düsseldorf, considerado o sucessor de Plüker no estudo da geometria analítica. Formado na Universidade de Bonn, ensinou em Erlangen (1872-1875), Munique (1875-1880), Leipzig (1880-1886) e Göttingen (1886-1913). Foi assistente de Plüker na Universidade de Bonn e considerado seu sucessor no estudo da geometria analítica, do qual editou, ano da morte do mestre, uma de suas importantes obras: Nova geometria (1868), sobre superfícies quárticas.

Trabalhou essencialmente em geometria não euclidiana, teoria das funções, desenvolvendo as idéias de Bernhard Riemann, módulos elípticos e funções automórficas. Escreveu e publicou obras com Sophus Lie, seu colega de Göttingen, e por várias vezes esteve em Paris, onde passou a admirar a teoria de grupos de Lagrange. Numa aula inaugural quando se tornou professor em Erlangen (1872), apresentou a célebre conferência sobre geometria, o Erlangen Programm, comparando geometria com teoria de grupos. Também escreveu sobre história da matemática e matemática na engenharia e incentivou a educação matemática em geral e morreu em Göttingen, Germânia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Felix Christian Klein"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/felix-christian-klein.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Eça de Queirós: vida e obra

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor português Eça de Queirós....

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.