Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

David Morris Lee

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Físico norte-americano nascido em Rye, New York, Prêmio Nobel de Física (1996) pela descoberta da super fluidez no Hélio-3, dividido igualmente com os conterrâneos Robert Richardson e Douglas Osheroff. Filho de um engenheiro eletricista e uma professora primária, descendentes de imigrantes judeus, teve educação básica e high school em Rye, onde passou a se interessar por meteorologia, porém após ler o livro The Mysterious Universe, de Sir James Jeans, fascinou-se por física. Graduado (1948), seguiu para a Harvard University, onde tornou-se um physics major. Graduado em Harvard (1952), em seguida entrou para a U.S. Army, onde serviu por 22 meses.

Depois do período militar entrou para a University of Connecticut (1954), onde estudou e pesquisou física. Obteve o Master of Science na University of Connecticut, e partiu para o Ph.D. no programa de física da Yale University (1955). Após defender sua tese (1959), passou a ensinar e pesquisar no laboratório de física de baixas temperaturas do departamento de física, na Cornell University, especificamente no projeto de liquefação do hélio três.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Neste período casou-se com Dana, uma estudante tailandesa de Ph.D em nutrição e bioquímica, com teve dois filhos. Além do Nobel, outros prêmios importantes recebidos foram o Sir Francis Simon Memorial Prize (1976) da British Institute of Physics e o Oliver Buckley Prize (1981) da American Physical Society. Também é membro eleito da National Academy of Sciences e da American Academy of Arts and Sciences.
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "David Morris Lee"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/david-morris-lee.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante