Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

David Douglas

Biografia

PUBLICIDADE

Botânico britânico nascido em Scone, Perthshire, Scotland, que após trabalhar como jardineiro no Glasgow Botanical Gardens da University of Glasgow, foi enviado para a costa do Pacífico, nos Estados Unidos, como coletor de espécies nativas para a Britanic Royal Horticultural Society. Servindo como jardineiro do Botanical Garden at Glasgow (1814-1822), foi atraído pela notícia de que o Dr. William Hooker, posteriormente Sir, preparava uma expedição para os U.S.A. como coletor botânico. Assim foi empregado como coletor botânico nos Estados Unidos para a sociedade Hortícola de Londres (1824).

Fez várias expedições e viajou extensivamente pela América do Norte por cerca de dez anos, especialmente explorando Rio de Columbia (1829) e partes da Califórnia, Oregon etc, onde descobriu mais de 150 variedades de plantas e árvores nativas norte-americanas e coletou várias espécies para a Royal Horticultural Society de Londres, especialmente flores selvagens como Clarkia, Gilia, Mahonia e Mimulus. Enviou para a Escócia mais de 217 plantas e sementes desconhecidas na Europa. Colecionou cerca de 800 espécimes da flora da Califórnia, entre elas espécies gigantescas como a nomeado Pinus Douglassii. Ele viajou para Puget Sound e Fraser River e então foi para as Hawaiian Islands e morreu em um acidente com uma armadilha, aos 36 anos, nas Ilhas Sandwich, no Havai.

Fonte: Biografias - Unidade Acadêmica de Engenharia Civil / UFCG

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ordem D - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "David Douglas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/david-douglas.htm. Acesso em 06 de dezembro de 2021.