Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alexander Emmanuel Rudolph Agassiz

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Zoologista, oceanógrafo e engenheiro suíço naturalizado estadunidense nascido em Neuchâtel, Switzerland, autoridade em águas-vivas e corais. Filho do renomado naturalista suíço-americano Louis Agassiz, chegou aos Estados Unidos (1849) e formou-se em engenharia e zoologia na Harvard University.

Seguiu para a fronteira norte para trabalhar como engenheiro e tornou-se administrador das minas de cobre de Calumet e Hecla, no Lake Superior (1865-1869) e seu acionista e fez grande fortuna. Como filantropista fez ofertas para o Harvard Museum of Comparative Zoology e para outras instituições de pesquisa biológicas que totalizaram mais de um milhão de dólares. Foi curador do Museum of Comparative Zoology, em Harvard (1873-1885), quando saiu por problemas de saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Neste período explorou o Lago Titicaca, entre Bolívia e Peru (1874-1875), e construiu um aquário em Newport (1875), Rhode Island e iniciou (1877) uma seqüência de expedições anuais para estudo da vida marinha nos oceanos Atlântico-Oeste e Pacífico (1877). Continuou suas expedições anuais para estudo da vida marinha até depois da virado do século (1904), mas não parou com suas expedições eventuais e morreu no mar, durante viagem pelo Oceano Atlântico.
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Alexander Emmanuel Rudolph Agassiz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alexander-emmanuel-rudolph.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante