Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alcide De Gasperi

Primeiro ministro da Itália depois da segunda guerra mundial
Primeiro ministro da Itália depois da segunda guerra mundial
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Político italiano nascido em Pieve Tesino, província de Trentino, que como primeiro-ministro da Itália depois da segunda guerra mundial, trabalhou pela recuperação do país e pela união européia. Elegeu-se (1911) para o Parlamento representando sua província na defesa dos direitos da minoria italiana da região, então integrada à Áustria-Hungria. Cidadão italiano (1919), com a incorporação da província à Itália (1921) elegeu-se para o Parlamento como um dos fundadores do Partito Popolare Italiano, porta-voz da democracia cristã e oposição ao fascismo, o que lhe valeu uma condenação a quatro anos de prisão (1927).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Libertado após alguns meses, afastou-se da política e trabalhou no Vaticano até a queda de Mussolini. Foi então nomeado ministro sem pasta no governo de Ivanoe Bonomi e do Exterior nos dois gabinetes seguintes e foi Primeiro-ministro (1945-1953). Nesse período ajudou a instauração da república (1946) e promulgou uma nova constituição (1948). Promoveu a reforma agrária e desenvolveu os recursos energéticos do país. Cansado, retirou-se da política e voltou para sua província natal e morreu em Sella di Valsugana e encontra-se em processo de canonização.

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Alcide De Gasperi"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alcide-gasperi.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante