Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alain

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Filósofo e professor francês nascido em Mnortage-au-Perche, cuja ênfase dada ao ato de pensar em detrimento da transmissão de uma doutrina previamente codificada, influenciou várias gerações. Licenciado em filosofia, lecionou em liceus provincianos e posteriormente em Paris.

Iniciou (1903) a publicação de artigos em jornal diários, denominados de Propos e que significavam Considerações, atraindo de imediato a atenção pela alta qualidade literária. Esses artigos foram reunidos e publicados em Propos (1908), livro que se tornou clássico. Alistou-se (1914) para lutar na guerra, primeiro como artilheiro e depois como telefonista, período em que escreveu várias obras, como Système des beaux-arts (1920) e Mars, ou la guerre jugée (1921, Marte, ou a guerra julgada).

Terminada a guerra, reassumiu a cadeira de filosofia em Paris e nos anos seguintes publicou, entre outros, Les dieux (1934) e Histoire de mes pensées (1936). Seus Propos, publicados (1906-1951), contemplam a política, a economia, a religião, a educação e a estética. Intransigente defensor da liberdade do pensamento e do indivíduo diante de qualquer poder constituído, recebeu (1951) o Grande Prêmio Nacional de Literatura, e morreu em Le Vésinet, perto de Paris.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Alain"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alain.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante