Botânica

A Botânica é uma área da Biologia que estuda as plantas — organismos multicelulares, eucariontes e, em sua maioria, autotróficos.

Botânica (do grego botánē, que significa planta) é uma área da Biologia voltada para o estudo das plantas. Tradicionalmente, outros organismos são estudados em Botânica, tais como algas, fungos e cianobactérias. Esses organismos, no entanto, não são tratados como plantas e estão incluídos apenas pela tradição de serem frequentemente considerados parte do currículo da Botânica.

As plantas são seres vivos multicelulares, eucariotos e autotróficos (com exceção de plantas parasitas) essenciais para os seres humanos e outros organismos, apresentando papel econômico e também ecológico. Didaticamente, as plantas são classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Na maioria das plantas, encontramos três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folhas. Sementes estão presentes em gimnospermas e angiospermas, enquanto flores e frutos estão presentes apenas em angiospermas.

Leia também: Conceitos de Botânica — as definições básicas para entender a área

Áreas de estudo da Botânica

Como dito, a Botânica é uma área da Biologia voltada para o estudo das plantas, mas que também inclui outros organismos vivos que tradicionalmente são estudados por botânicos, como fungos e algas. A Botânica apresenta uma série de subdivisões, sendo algumas apresentadas a seguir.

Botânica é uma área da Biologia voltada para o estudo das plantas.
Botânica é uma área da Biologia voltada para o estudo das plantas.

A importância de estudar as plantas

As plantas são muito utilizadas economicamente. A madeira obtida de árvores, por exemplo, é usada na fabricação de móveis.
As plantas são muito utilizadas economicamente. A madeira obtida de árvores, por exemplo, é usada na fabricação de móveis.

A Botânica é uma área extremamente importante, uma vez que as plantas são utilizadas de diferentes formas pelos seres humanos e são fundamentais para a manutenção da vida como conhecemos hoje. Quando falamos de plantas, logo nos lembramos de que elas são fonte de alimento para nós, seres humanos, e também para outros animais, os quais, muitas vezes, também servem de alimento para nós.

Não podemos nos esquecer também de que elas fornecem abrigo para diversas espécies, ajudam na manutenção do clima, garantem estabilização do solo e que, por meio do processo de fotossíntese, são responsáveis por liberar oxigênio, o qual utilizamos na respiração. Economicamente, as plantas são importantes por fornecerem madeira, fibras para confecção de roupas, matéria-prima para a confecção de papel e componentes importantes para a fabricação de cosméticos e medicamentos utilizados no tratamento de várias doenças. As plantas são também utilizadas para ornamentação, sendo usadas em jardins e parques.

Quando estudamos as plantas, podemos garantir, por exemplo, maior produtividade das plantas utilizadas pelo homem, descobrir novos compostos benéficos e entender como podemos garantir a preservação das diferentes espécies.

Leia também: Quais são as áreas de estudo da Biologia

Principais partes de uma planta

Quando falamos em plantas, algumas partes devem ser destacadas, a saber: raiz, caule, folhas, sementes, flores e frutos. Vamos entender melhor as principais características de cada uma dessas partes a seguir.

Observe os principais órgãos vegetais.
Observe os principais órgãos vegetais.

Principais grupos de plantas

Didaticamente, as plantas estão agrupadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

As samambaias fazem parte do grupo das pteridófitas.
As samambaias fazem parte do grupo das pteridófitas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/botanica.htm