A bandeira de Camarões é o símbolo nacional máximo dessa nação africana. Esse país, que possui ampla diversidade cultural e geográfica, carrega na sua bandeira as cores do movimento pan-africano. A cor verde simboliza as florestas tropicais, a cor vermelha a unidade da nação camaronesa, e a cor amarela as vegetações de Savana. O único símbolo da bandeira de Camarões, a estrela amarela de cinco pontas, simboliza a integração da população local. O Camarões é um país pouco desenvolvido e que depende economicamente do setor primário da economia.
Leia também: Bandeira do Senegal — outra bandeira cujas cores também representam o pan-africanismo
Foi oficialmente adotada em 1975, no contexto histórico de pós-independência do país.
Suas cores têm origem no movimento de libertação e união dos países africanos.
A estrela amarela de cinco pontas presente nela representa a união e a integração da população local.
O Camarões é um país africano, geograficamente e culturalmente muito diverso, mas que possui graves problemas econômicos e sociais.
A história da bandeira de Camarões está atrelada ao processo de integração do território camaronês e, por consequência, à fundação da República de Camarões. A atual bandeira passou a ser utilizada a partir de 20 de maio de 1975.
A inspiração do desenho da bandeira de Camarões é proveniente da bandeira da França, que também possui três listras verticais; já suas cores são oriundas do movimento do pan-africanismo, que defende a libertação e a união das populações africanas.
A bandeira de Camarões é composta por três listras verticais, de mesma dimensão, nas cores verde, vermelha e amarela. Há ainda na bandeira camaronesa uma estrela amarela, na porção central dela, em que está situada a listra de cor vermelha. As cores e o símbolo da bandeira de Camarões representam principalmente o movimento de união africana, o pan-africanismo.
A bandeira de Camarões possui três cores, verde, vermelha e amarela, que simbolizam o movimento pan-africano mas também possuem significados locais. Em termos locais:
Verde: simboliza as florestas camaronesas.
Vermelho: indica a união da população local.
Amarelo: representa as vegetações de Savana no país.
O único símbolo presente na bandeira de Camarões é uma estrela de cinco pontas na cor amarela. Esse símbolo representa a união da população local, especialmente contra as ações colonizadoras empreendidas no país, no contexto histórico da colonização africana.
Veja também: Bandeira do Marrocos — uma bandeira cujo símbolo está relacionado à religião islâmica
A República de Camarões é uma nação da África Centro-Ocidental. O território camaronês faz fronteira com Nigéria, Chade, República Centro-Africana, Guiné Equatorial, Gabão e República do Congo. O país é banhado pelo oceano Atlântico, por meio do golfo do Biafra e do golfo da Guiné.
Historicamente, o Camarões foi ocupado por colonizadores alemães, franceses e britânicos. O território camaronês conta com grande diversidade linguística, étnica e cultural. Geograficamente, o país apresenta uma clara divisão vegetacional e climática, com vegetações de Savana e clima tropical, e, ainda, florestas tropicais e clima equatorial.
O território camaronês é dividido em 10 províncias. A capital de Camarões é a cidade de Yaoundé. O país tem uma população em crescimento demográfico acentuado. A República de Camarões tem uma economia pouco desenvolvida e baseada no setor primário, com destaque para as atividades agropecuárias e extrativistas.
A dualidade vegetacional de Camarões está representada na bandeira do país por meio do verde, que indica as florestas tropicais, e do amarelo, que representa a vegetação da Savana.
Assim como Camarões, diversos países africanos possuem bandeiras com as cores do pan-africanismo, como Gana, Guiné e Senegal.
Crédito de imagem
[1] Sidoine Mbogni / Shutterstock
Por Mateus Campos
Professor de Geografia
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-de-camaroes.htm