Ácidos carboxílicos

Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos caracterizados pela presença de uma carboxila (COOH) e presentes cotidianamente no vinagre e nas frutas.

Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos caracterizados pela presença de uma carboxila (COOH), estão presentes nas frutas cítricas, no vinagre, em fármacos e conservantes.

Os ácidos carboxílicos participam de reações, como esterificação, utilizada na produção de aromatizantes, entre outras. As características dos compostos desse grupo funcional variam conforme o tamanho e estrutura da cadeia carbônica.

Leia mais: Ácido acetilsalicílico - composto com grupos do ácido carboxílico e do éster

Características dos ácidos carboxílicos

- até quatro carbonos são incolores e líquidos, miscíveis em água;
- cinco a nove carbonos são líquidos viscosos, incolores, pouco solúveis em água;
- 10 ou mais carbonos são sólidos brancos, insolúveis em água.

Classificação dos ácidos carboxílicos

Os ácidos carboxílicos podem ser classificados pelo número de carboxilas presentes na molécula:

 

Veja também: Ácido sulfúrico - substância largamente utilizada por indústrias

Nomenclatura dos ácidos carboxílicos

A nomenclatura para ácidos carboxílicos, de acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), tem como característica da função iniciar com o termo ácido e terminar com o sufixo -oico.

As regras para nomenclatura dessa função, por tratar-se de uma função orgânica, ou seja, pela presença de uma cadeia carbônica, são:

1° passo: numerar os carbonos da cadeia principal, iniciando a contagem pela extremidade em que se encontra a carboxila (-COOH). O prefixo da nomenclatura será dado de acordo com o número de carbonos da cadeia principal.

2° passo: nomear e localizar ramificações: prefixo (número de carbonos) + terminação (-il ou -ila). Se houver mais de uma ramificação na cadeia, elas devem ser posicionadas na nomenclatura por ordem alfabética.

3° passo: verificar a existência de instaurações na cadeia.

Observação: Os prefixos di-, tri- ou penta- são usados para expressar a presença de dois, três ou quatro grupos da mesma espécie. Exemplo: ácido dioico → presença de dois grupos carboxilas.

Veja na tabela a seguir como deve ser estruturada a nomenclatura para ácidos carboxílicos:

 

Prefixo (n° de carbonos)

Infixo (saturação da cadeia)

Sufixo (grupo funcional)

Ácido

1 carbono

Met- 

Apenas ligações simples

-an-

Ácido carboxílico

 -oico

2 carbonos

Et-

3 carbonos

Prop-

1 ligação dupla

-en-

4 carbonos

But-

5 carbonos

Pent-

2 ligações duplas

-dien-

6 carbonos

Hex-

7 carbonos

Hept-

1 ligação tripla

-in-

8 carbonos

Oct-

9 carbonos

Non-

2 ligações triplas

-diin-

10 carbonos

Dec-

Exemplos:

→ Ácido metanoico

→ Ácido etanoico

→ Ácido propanoico

→ Ácido butanoico

→ Ácido pent-3-en-oico.

→ Ácido propanodioico - nome usual: ácido malônico

Ácidos carboxílicos presentes no dia a dia

Veja também: Dicas para determinar-se a força de um ácido 

A substância expelida na picada da formiga contém ácido fórmico, substância do grupo ácido carboxílico.
A substância expelida na picada da formiga contém ácido fórmico, substância do grupo ácido carboxílico.

Reações de ácidos carboxílicos

Os ácidos carboxílicos tendem a ligar-se por meio da formação de pontes de hidrogênio, formando um dímero, em que duas moléculas passam a comportar-se como uma só molécula, com o dobro da massa molecular.

Ácidos carboxílicos reagem com bases, formando sais carboxilados ou sais orgânicos. Veja, a seguir, a reação com fórmulas gerais, considere R como um radical orgânico e A como um metal:

Esse tipo de reação é utilizado principalmente na produção de aromatizantes, acontece entre uma molécula de ácido carboxílico e um álcool, formando um éster e uma molécula de água.

Nesse tipo de reação, acontece a retirada da carboxila do ácido, tendo como produto o gás carbônico e um alcano ou alceno, alcino, molécula orgânica proveniente do radical ligante à carboxila do ácido, veja:

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Sobre os ácidos carboxílicos, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Os ácidos carboxílicos são moléculas orgânicas que apresentam o grupo funcional carboxila (-COOH).

B) O tamanho da cadeia carbônica de um ácido carboxílico define características como aspecto, ponto de fusão e densidade.

C) Ácidos carboxílicos, quando aquecidos, podem sofrer reação de descarboxilação, liberando gás carbônico e uma molécula proveniente do grupo orgânico da molécula original.

D) O ácido propanoico é também conhecido como ácido fórmico, essa substância está presente no veneno das formigas-vermelhas.

E) Ácidos tricarboxílicos são compostos orgânicos em que a molécula possui três grupos carboxílicos. Um ácido tricarboxílico muito presente no nosso cotidiano é o ácido cítrico, encontrado em frutas como limão e laranja.

Resolução

Alternativa D. O ácido propanoico não é o mesmo que ácido fórmico. A nomenclatura Iupac para o ácido fórmico é: ácido metanoico, molécula constituída de um carbono apenas.

Questão 2 – A molécula a seguir é um ácido monocarboxílico, assine a alternativa que contém a nomenclatura adequada de acordo com a Iupac.

A) Ácido propanoico

B) Ácido monobutanoico

C) Ácido butanoico

D) Ácido 1-metil-butanoico

E) Ácido 3-metil-butanoico.

Resolução

Alternativa E. A contagem dos carbonos deve ser iniciada pelo carbono da carboxila, sendo assim, teremos uma cadeia com quatro carbonos correspondente ao prefixo “but-”. A molécula é saturada, ou seja, não tem duplas ou triplas ligações, portanto, usaremos o infixo “-an-”. A ramificação metil está localizada no carbono três, por isso, a nomenclatura correspondente será Ácido 3-metil-butanoico.

 

 

Por Laysa Bernardes Marques de Araujo
Professora de Química


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/acidos-carboxilicos.htm