Polvos

Os polvos são moluscos que pertencem à classe Cephalopoda, assim como as lulas. Os polvos têm braços ligados à cabeça, possuem três corações e são muito inteligentes.

Polvos são moluscos, grupo que inclui alguns dos invertebrados mais bem conhecidos, como caramujos, mexilhões, ostras e lulas. Eles possuem um corpo arredondado e mole com oito braços recobertos por ventosas. São animais solitários que habitam oceanos em todo o mundo, preferindo águas tropicais quentes. Os polvos se alimentam de uma variedade de presas, incluindo peixes, crustáceos e outros moluscos.

Esse grupo apresenta sistema nervoso altamente desenvolvido e um número impressionante de neurônios, especialmente em seus tentáculos, permitindo habilidades complexas de paladar, tato e manipulação de objetos. Além disso, os polvos apresentam refinadas estratégias de defesa, que envolvem camuflagem, jato de tinta para distorcer os sentidos dos predadores e habilidades de fuga.

Leia também: Ostra — características e curiosidades sobre outra conhecida espécie de moluscos

Resumo sobre polvos

Características dos polvos

Os polvos são moluscos de corpo curto e arredondado, desprovidos de nadadeiras e com concha vestigial ou ausente. Eles pertencem à classe Cephalopoda, junto com as lulas, nautiloides e sépias, que são animais comumente conhecidos como cefalópodes. A palavra "Cephalopoda", originada do grego, significa "cabeça" e "pé". Nos organismos dessa classe, a cabeça está unida aos braços. Os polvos apresentam um anel de oito braços unidos por uma membrana (membrana interbraquial) que está conectada à cabeça.

Reino: Animalia

Filo: Mollusca

Classe: Cephalopoda

Subclasse: Coleoidea

Ordem: Octopoda

Esquema ilustrativo da morfologia dos polvos.

Tipos de polvos

Existem cerca de 300 espécies de polvos, e os pesquisadores ainda descobrem novas espécies desse grupo. Algumas espécies notáveis incluem:

Polvo-gigante-do-pacífico
Os polvos-gigantes-do-pacífico podem atingir até 9 metros de comprimento.
Os polvos-miméticos imitam outras espécies marinhas, como raias.
Os polvos-miméticos imitam outras espécies marinhas, como raias.

Veja também: Quais são os sete tipos de moluscos?

Habitat dos polvos

Os polvos são animais solitários encontrados em todos os oceanos do mundo, embora sua maior abundância seja observada em águas tropicais quentes. A maioria dos polvos habita o fundo dos oceanos, em águas profundas e escuras. Algumas espécies são pelágicas, ou seja, vivem próximas da superfície da água. Eles podem se abrigar em tocas construídas nas rochas ou até mesmo sob conchas de outros animais.

Defesa dos polvos

Polvo soltando jato de tinta
Os polvos liberam jatos de tinta quando se sentem ameaçados.

Os polvos possuem predadores e podem ser alvo de ataques por parte de peixes, focas, moreias, lontras-marinhas, leões-marinhos, baleias e até mesmo aves. Para fugir e se defender desses predadores, eles adotam uma série de estratégias, tais como:

Reprodução dos polvos

Os polvos apresentam sexos separados, o que significa que existem machos e fêmeas. O ciclo de vida desses animais é curto, geralmente durando de um a três anos. Isso pode ser em parte explicado pelo seu método de reprodução. Os polvos são animais que realizam a fertilização externa. Os machos têm um braço modificado com o qual inserem os espermatóforos (gametas masculinos) em um funil tubular usado pela fêmea para respirar ou entregam diretamente os espermatóforos a ela, que os aceita com um de seus braços. Após a entrega dos espermatóforos, os machos morrem pouco tempo depois.

As fêmeas podem colocar até 400 mil ovos, e ela cuida deles. Durante esse período, a fêmea não procura comida e fica sem se alimentar durante todo o período. Quando os ovos eclodem, o corpo da fêmea passa por um processo de morte celular programada, como se seu próprio corpo estivesse se voltando contra si. Esse processo começa pelas glândulas ópticas e se espalha pelos seus tecidos e órgãos até que ela morra.

Do que os polvos se alimentam?

Os polvos são animais carnívoros. Os recém-nascidos se alimentam de animais pequenos, como copépodes, estrelas-do-mar e larvas de caranguejo. Já os adultos buscam caranguejos adultos, pequenos peixes, camarões e até mesmo outros moluscos. Normalmente, eles caçam durante a noite, deslocando-se pelo fundo do mar e explorando pequenas aberturas com seus braços em busca de comida.

Os polvos atacam suas presas de cima, utilizando as ventosas que revestem seus braços para capturá-las e trazê-las para dentro da boca (localizada na parte inferior do corpo). Além disso, possuem um bico duro na região da boca que utilizam para perfurar as conchas de crustáceos que servirão como alimento.

Por que os polvos são inteligentes?

Os polvos são capazes de abrir conchas, manipular pedras e outros objetos, havendo até relatos de polvos desmontando o sistema de filtragem de um aquário. Isso se deve à presença de um sistema nervoso muito desenvolvido, com aproximadamente 500 milhões de neurônios (células cerebrais) em um polvo médio, colocando-os em uma posição comparável à de mamíferos, como cães.

A maioria desses neurônios não está concentrada no cérebro, mas sim em seus braços (cerca de 2/3). Cada braço do polvo é revestido por centenas de ventosas, as quais possuem um complexo feixe de até 10 mil neurônios que funcionam como um "cérebro". Através disso, o polvo desempenha funções de paladar, tato e manipulação de objetos. Esse mecanismo também faz com que os braços sejam capazes de reagir mesmo após serem separados do corpo por algum tempo.

Saiba mais: Golfinho — outra espécie marinha dotada de grande inteligência

Qual a diferença entre lula e polvo?

Lula
As lulas têm corpo alongado e tubular, nadadeiras e dois tentáculos, uma anatomia diferente da dos polvos.

Polvos e lulas são moluscos da classe Cephalopoda, mas possuem diferenças que permeiam sua anatomia, comportamento e habitat:

 

Polvo

Lula

Forma do corpo

Corpo curto e arredondado

Corpo alongado e tubular

Nadadeiras laterais ao longo do corpo

Ausente

Presente

Tentáculos além dos oito braços

Ausente

Presente, 2 tentáculos

Concha interna

Vestigial ou ausente

Reduzida, de aspecto cartilaginoso

Comportamento e habitat

Arrastam-se no fundo do mar

Maioria nada bem perto da superfície

Curiosidades sobre os polvos

Fontes

BRUSCA, R.C. & BRUSCA, G.J. Invertebrados. 2a ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan, 2007. 968 p.

CARLS-DIAMANTE, S. Where Is It Like to Be an Octopus? Front Syst Neurosci. 2022. 16:840022.

COURAGE, K.H. Octopus!: the most mysterious creature in the sea. New York: Penguin Books, 2014. 256 p.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Octopus Facts. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/animals/invertebrates/facts/octopus-facts.

NUWER, R. Ten Curious Facts About Octopuses. In: Smithsonian Magazine. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/science-nature/ten-curious-facts-about-octopuses-7625828/.  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/animais/polvos.htm