Vanguardas europeias é como ficaram conhecidos os movimentos estéticos surgidos nas primeiras décadas do século XX, no continente europeu. Assim, cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo apresentaram uma proposta de inovação estética, em oposição à tradicional arte acadêmica.
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As primeiras décadas do século XX assistiram ao surgimento das vanguardas europeias.
Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo foram movimentos estéticos conhecidos também como vanguardas europeias.
Compartilham a mesma aversão à arte tradicional, aquela de cunho acadêmico.
As principais características do cubismo são:
geometrismo;
sobreposição de planos;
deformação da realidade;
fragmentação;
antiacademicismo.
As principais características do futurismo são:
valorização da tecnologia e da velocidade;
caráter belicista ou culto à guerra;
enaltecimento do militarismo e do patriotismo;
antiacademicismo;
iconoclastia, isto é, oposição a símbolos e convenções.
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As principais características do expressionismo são:
oposição ao impressionismo;
expressão do inconsciente;
pessimismo;
cores intensas;
pouca nitidez dos traços;
deformação da realidade;
antiacademicismo;
crítica social;
subjetivismo.
As principais características do dadaísmo são:
nonsense ou ilogismo;
irreverência e ironia;
antiacademicismo;
antibelicismo.
As principais características do surrealismo são:
caráter onírico ou fantástico;
foco no inconsciente;
aspecto irracional;
espontaneidade;
antiacademicismo.
Todos os movimentos das vanguardas compartilhavam entre si o objetivo de realizar uma renovação estética nas artes europeias. Dessa forma, eles se opunham a estéticas passadas, já consagradas e, portanto, de viés acadêmico. Assim, as vanguardas foram marcadas por um espírito libertário, rebelde e contestador.
1907 — As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso, inaugura o cubismo.
1909 — Filippo Tommaso Marinetti publica o Manifesto Futurista, no jornal francês Le Figaro, e funda, assim, o futurismo.
1910 — Na Alemanha, a reação radical ao impressionismo começa a tomar forma; por isso, tal ano se torna o de fundação do expressionismo, apesar de a estética (ainda não nomeada) já existir desde final do século XIX.
1911 — O termo “expressionismo” é usado, pela primeira vez, no catálogo da XXII Exposição de Secessão de Berlim.
1916 — O poeta alemão Hugo Ball divulga o Primeiro Manifesto Dadá e marca, desse modo, a fundação do dadaísmo.
1918 — O manifesto Expressionismo na Poesia é publicado pelo escritor alemão Kasimir Edschmid.
1924 — O escritor francês André Breton lança o Manifesto do Surrealismo e, dessa forma, divulga o novo movimento de vanguarda.
As vanguardas protagonizaram a cena artística nas primeiras décadas do século XX na Europa. Tais movimentos mostravam sua insatisfação com o passado e a tradição. E refletiam o clima de mudança que tomava conta do continente, onde as máquinas davam um novo ritmo à vida e as certezas passavam a ser questionadas.
O uso de automóveis, telefone, avião, telégrafo sem fio levou à valorização da velocidade. A noção de tempo e espaço era questionada por Albert Einstein (1879-1955), enquanto Sigmund Freud (1856-1939) abria caminho para explorar o inconsciente humano. Mas a paz ainda não tinha sido conquistada.
A tensão entre os países dominantes abalava o otimismo gerado pelas mudanças. A rivalidade aumentava o nacionalismo e fazia as grandes potências investirem em armamento. Tal situação precedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e esse conflito bélico também inspirou alguns artistas.
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Questão 1
(Enem)
Tarsila do Amaral. O mamoeiro, 1925. Óleo s/ tela; 65 x 70 cm. IEB-USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a
A) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
B) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
C) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
D) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
E) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
Resolução:
Alternativa B
Na tela de Tarsila do Amaral, é possível observar traços do cubismo, isto é, a predominância do geometrismo, portanto, há a presença de linhas retas. Também se observa a valorização do cotidiano, o que já é uma característica modernista. Quanto às outras alternativas, é preciso ressaltar que o modernismo sofreu influência das vanguardas. Não pode, então, apresentar imagem que valha “mais que as formas vanguardistas”. Não há utopia em relação à natureza, o que seria uma característica romântica. Além disso, sobressai na imagem a natureza e a simplicidade, não a industrialização. Já a última alternativa é bastante imprecisa ao mencionar “contornos e detalhes humanos”. De qualquer forma, o caráter humano não é exclusividade do modernismo.
Questão 2
(UEL) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.
Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.
A) O surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
B) O expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
C) O cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
D) O futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
E) O dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.
Resolução:
Alternativa E
O futurismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso. O cubismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos. O expressionismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores. O surrealismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão. E, por fim, o dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.
Créditos de imagem
[1] Oscity / Shutterstock
[2] robson.miguel / Shutterstock
Por Warley Souza
Professor de Literatura
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/literatura/vanguardas-europeias.htm