Bandeira do Marrocos

A bandeira do Marrocos representa o solo vermelho típico do país africano. Esse é o símbolo máximo dessa nação caracterizada pela presença do deserto do Saara.

A bandeira do Marrocos é formada por um fundo vermelho e uma estrela verde. Essas cores estão diretamente ligadas à cultura islâmica, muito valorizada pela população marroquina. As mesmas tonalidades são historicamente utilizadas pelo movimento pan-árabe. A bandeira atual do Marrocos passou a ser amplamente utilizada no início do século XX, inclusive como símbolo pró-independência do país. Atualmente, o Marrocos é um importante ator geopolítico regional, sendo uma das maiores economias da África.

Veja também: Bandeira da Inglaterra — a bandeira representada pela Cruz de São Jorge

Resumo sobre bandeira do Marrocos

História da bandeira do Marrocos

No passado, a bandeira do Marrocos era totalmente vermelha, uma referência ao solo desértico do país. Porém, como modo de diferenciar a bandeira nacional de outras nações árabes, foi inserida em 1915 uma estrela verde de cinco pontas. Essa sugestão foi dada especialmente pelos franceses, que participaram ativamente da colonização do território marroquino.

A bandeira também conta com um forte significado histórico-cultural, visto que apresenta as cores do movimento pan-árabe e da religião islâmica.

Significado da bandeira do Marrocos

A bandeira do Marrocos é composta por um fundo totalmente vermelho, uma cor típica do solo do país, e ainda por uma estrela verde, situada na porção central da bandeira, que remete às tradições islâmicas e árabes locais. As cores vermelha e verde também são cores tradicionalmente ligadas ao movimento pan-árabe.

Significado das cores da bandeira do Marrocos

Apesar de as cores da bandeira do Marrocos serem ligadas ao movimento pan-árabe, suas cores vermelha e verde também possuem outro significado:

Significado do símbolo da bandeira do Marrocos

A bandeira do Marrocos conta com um único símbolo, um pentagrama verde, formato de estrela bastante presente em bandeiras de países árabes. Essa estrela é conhecida como Estrela de Salomão, tipicamente associada à cultura islâmica. Portanto, a estrela tem um significado predominantemente religioso, representando um elo entre Deus e Marrocos.

Veja também: Bandeira da Tunísia — outra bandeira que possui elementos que simbolizam a religião islâmica

Principais características do Marrocos

O Marrocos é um país situado na África do Norte, entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, com um território predominantemente ocupado pelo deserto do Saara. O território marroquino possui grandes formações de montanhas e de desertos. O reino do Marrocos está situado em uma zona geográfica africana conhecida como Magrebe.

O país, de população tradicionalmente islâmica, possui muitas riquezas históricas. A cultura do país é influenciada especialmente pelas populações árabes, berberes e europeias. Os tradicionais mercados ao ar livre, a criação de camelos e a produção de frutas diversas são atividades típicas do país. Em termos econômicos, o Marrocos possui uma economia dinâmica, com destaque para atividades como a agropecuária, o extrativismo e o turismo.

Vista aérea da cidade de Marrakesh, conhecida como “Cidade Vermelha”, inspiração para a bandeira do Marrocos.
A cidade de Marrakesh, conhecida como Cidade Vermelha, foi uma inspiração para a bandeira do Marrocos. [1]

O território marroquino é relativamente populoso e povoado. A capital do país é a cidade de Rabat. O Marrocos é um importante polo geopolítico regional, apesar das divergências políticas com a vizinha Saara Ocidental, da qual reivindica parte do território.

Curiosidades sobre a bandeira do Marrocos

Crédito de imagem

[1] Steve Photography / Shutterstock

 

Por Mateus Campos
Professor de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bandeira-do-marrocos.htm