Quais são os gêneros textuais?

Os gêneros textuais atendem às necessidades comunicativas dos usuários da língua e podem ser variáveis, apresentando assim diversos estilos e conteúdos temáticos.

Gêneros textuais são estruturas padronizadas — seja na fala, seja na escrita — em que informações são enunciadas de acordo com a situação comunicativa. Em nosso dia a dia, no contato com outras pessoas e com as diversas informações que recebemos, estamos expostos a várias situações comunicativas, cada uma situada em seu devido contexto.

No simples ato de abrir um jornal ou uma revista, já estamos expostos aos diversos gêneros textuais: nesses dois meios de comunicação, é possível encontrar artigos, cartas de leitor, artigos de opinião, notícias, reportagens, charges, tirinhas, ensaios, e-mails e tantos outros textos que se adequam às necessidades de quem os escreve, apresentando finalidades distintas e definidas. Assim são os gêneros, eles existem em grande quantidade justamente porque as práticas sociocomunicativas são dinâmicas e variáveis.

Leia mais: Quais são os gêneros literários?

Resumo sobre gêneros textuais

Videoaula sobre gêneros textuais

Tipos e gêneros textuais

Os tipos textuais são um grupo de estruturas que demarcam e fundamentam a elaboração textual de diversos gêneros textuais. São eles: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo. Já os gêneros textuais são desenvolvidos de acordo com os critérios elementares de um tipo textual específico.

Observe nosso esquema sobre as relações entre os tipos e os gêneros textuais:

Esquema sobre as relações entre tipos e gêneros textuais.

Dessa forma, percebe-se que a relação entre os gêneros e os tipos textuais é de dependência. Nela, os gêneros delimitam o contexto de produção, a situacionalidade, a intencionalidade, os recursos estilísticos etc., enquanto os tipos textuais designam aspectos estruturais de um texto, como os operadores argumentativos, a estrutura sintática e os tempos verbais. Se quiser saber mais sobre os tipos textuais, leia nosso texto.

Quantos gêneros textuais existem?

Diferentemente do que acontece com os tipos textuais, limitados a uma quantidade predeterminada, os gêneros são incontáveis, mesmo porque as necessidades linguísticas não podem ser mensuradas ou limitadas.

Por exemplo, antigamente, quando havia a necessidade de comunicação com alguém que morava longe, era indispensável o envio de uma carta. Posteriormente, foi inventado o telegrama para que o tempo de espera de uma notícia fosse reduzido, e com ele também foi inventada uma linguagem bem peculiar.

Hoje, quando precisamos entrar em contato com alguém que está distante, ligamos ou até mesmo mandamos um e-mail, cujo recebimento é instantâneo, sem falar nas redes sociais e no tipo de linguagem utilizada por milhões de usuários. Sendo assim, fica impossível definir o número exato de gêneros textuais.

Exemplos de gêneros textuais

Homem asiático segurando, com uma mão, uma cartela de remédios, e, com a outra, uma bula, exemplo de gênero textual.
A bula de medicamento, embora seja um texto técnico, faz parte do dia a dia de todos e é muito importante para a nossa saúde.

Além daqueles citados no início deste artigo, confira outros exemplos de gêneros textuais:

Fontes

BIOGRAFIA. In: Dicionário Carlos Aulete. Disponível em: https://aulete.com.br/biografia

BIOGRAFIA. In: Dicionário Michaelis. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/biografia/


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/conceito-generos-textuais.htm