Elétrons

Elétrons são partículas subatômicas com carga elétrica negativa. Orbitam em torno do núcleo dos átomos e são fundamentais para as propriedades elétricas e químicas da matéria.

Elétrons são partículas subatômicas com carga elétrica negativa. A palavra “elétron” é derivada do termo grego “ἤλεκτρον” (elektron), que significa “âmbar”. Diante disso, a escolha desse termo foi baseada na observação de fenômenos elétricos que ocorrem quando o âmbar é esfregado e atrai objetos leves, um fenômeno conhecido desde a Antiguidade. Posteriormente, descobriu-se que os elétrons possuem carga elétrica negativa e compõem os átomos, juntamente com os prótons e os nêutrons.

Localizados em torno do núcleo do átomo em regiões chamadas de camadas ou níveis de energia, desempenham um papel crucial na Química e na eletricidade, pois são responsáveis pela formação de ligações químicas entre átomos e pela condução de corrente elétrica.

Leia também: Distribuição eletrônica — representação da forma como os elétrons estão organizados nos átomos

Resumo sobre os elétrons

O que são elétrons?

Os elétrons são partículas subatômicas fundamentais que orbitam em torno do núcleo de um átomo e que têm uma carga elétrica negativa. Sua massa é muito pequena em comparação com os prótons e nêutrons no núcleo. A massa de um elétron é aproximadamente 1/1836 da massa de um próton.

Localização dos elétrons

Os elétrons estão localizados em torno do núcleo do átomo. No entanto, é importante salientar que embora o modelo planetário seja replicado para fins didáticos, os elétrons não se movem em órbitas fixas como planetas ao redor do sol, mas sim em regiões de alta probabilidade de encontrar um elétron. Dessa forma, eles ocupam regiões do espaço chamadas orbitais, que representam as prováveis posições onde podem ser encontrados com base na teoria quântica.

Representação gráfica do átomo no modelo planetário, com indicação da posição dos prótons, dos nêutrons e dos elétrons.
No modelo planetário, os elétrons estão distribuídos em órbitas definidas em torno do núcleo, assim como os planetas em volta do sol.

Vale destacar ainda que a distribuição dos elétrons em torno do núcleo é organizada em camadas ou níveis de energia, em que cada camada pode conter um número máximo de elétrons e é dividida em subníveis de energia (s, p, d, f), que representam diferentes formas de orbitais. Sendo assim, veja a seguir como é feita distribuição dos elétrons nas órbitas do átomo de sódio (Na):

Representação gráfica da distribuição dos elétrons no átomo de sódio.
A distribuição dos elétrons no átomo de sódio é feita em três níveis de energia, da camada mais interna para a mais externa. [1]

Diante disso, é importante ressaltar que os elétrons externos, também conhecidos como elétrons de valência, são os mais importantes para as propriedades químicas de um átomo, pois estão envolvidos na formação de ligações químicas com outros átomos. Parte superior do formulárioParte superior do formulário

Função dos elétrons

Os elétrons desempenham diversas funções no comportamento da matéria:

Representação gráfica das interações entre os elétrons de valência dos átomos participantes.
As ligações químicas são possíveis graças às interações entre os elétrons de valência dos átomos participantes.

 

Propriedades dos elétrons

Representação gráfica de um átomo, com a perspectiva de os elétrons estarem se movendo em alta velocidade.
Segundo o princípio da incerteza de Heisenberg, é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade de um elétron simultaneamente.

Assim como outras partículas subatômicas, os elétrons apresentam propriedades que determinam sua natureza onda-partícula e consequentemente o seu comportamento como constituinte da matéria. Diante disso, veja a seguir as principais propriedades dos elétrons:

Acesse também: Isoelétrons — átomos ou íons que possuem o mesmo número de elétrons

História dos elétrons

A história dos elétrons está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da Física e da Química. Nesse sentido, bem antes da descoberta do átomo feita por Thomson, já havia indícios da existência dessas partículas, isto é, desde os tempos antigos, as pessoas observavam fenômenos elétricos, como a atração de objetos leves por âmbar quando esfregado. No entanto, não havia compreensão científica desses fenômenos. Sendo assim, veja como essa ideia se desenvolveu ao longo dos séculos:

Âmbar, resina fóssil de origem vegetal que possibilitou a observação dos primeiros fenômenos elétricos.
O âmbar é uma resina fóssil de origem vegetal que possibilitou a observação dos primeiros fenômenos elétricos.
Representação gráfica do experimento de Thomson com os raios catódicos, que descobriu os elétrons.
Thomson observou que os raios catódicos eram desviados por campos elétricos e magnéticos, sugerindo que essas partículas tinham carga elétrica.

Veja também: Modelo “pudim de passas” — o modelo atômico proposto por J. J. Thomson

Prótons, nêutrons e elétrons

Prótons, nêutrons e elétrons são partículas subatômicas. Até aqui você pôde ter uma noção do que são os elétrons, mas um átomo também é formado pelos prótons e nêutrons, ambos localizados no núcleo atômico. Nesse sentido, enquanto os elétrons possuem carga elétrica negativa, os prótons possuem carga elétrica positiva e os nêutrons não possuem carga elétrica, ou seja, são partículas neutras. Essas três partículas formam a estrutura básica de um átomo. Sendo assim, para fins de comparação, observe o quadro abaixo com as propriedades de cada um:

Propriedade

Próton

Nêutron

Elétron

Carga elétrica

Positiva (+1,602 x 10-19 C)

Neutra (0 C)

Negativa (-1,602 x 10-19 C)

Localização

Núcleo do átomo

Núcleo do átomo

Orbitando ao redor do núcleo

Massa

Aprox. 1,67 x 10-27 kg

Aprox. 1,67 x 10-27 kg

Aprox. 9,11 x 10-31 kg

Carga Relativa

+1

0

-1

Estabilidade

Relativamente estável

Relativamente estável

Em constante movimento

Papel em reações

Determina o número atômico

e contribui para o nº de massa

Contribui para o nº de massa

Envolvido em interações químicas

C = Coulomb.

Exercícios resolvidos sobre elétrons

Questão 1

A descoberta dos elétrons foi um marco na Física e Química moderna, pois foi possível compreender melhor o comportamento de certos materiais e desenvolvimento de novas tecnologias. Diante disso, qual experimento realizado por J.J. Thomson em 1897 permitiu a identificação dos elétrons?

A) Experimento da dupla fenda

B) Experimento da gota de óleo

C) Experimento do tubo de raios catódicos

D) Experimento da difração de elétrons

E) Experimento da eletrólise

Resolução:

Alternativa C.

Thomson realizou uma série de experimentos com raios catódicos em que ele observou que esses raios eram desviados em direção ao polo positivo do campo magnético, sugerindo que as partículas nos raios tinham carga negativa.

Questão 2

(Enem) No final do século XIX, muitos cientistas estavam interessados nos intrigantes fenômenos observados nas ampolas de raios catódicos, que são tubos sob vácuo em que se ligam duas placas a uma fonte de alta tensão. Os raios catódicos passam através de um orifício no ânodo e continuam o percurso até a outra extremidade do tubo, onde são detectados pela fluorescência produzida ao chocarem-se com um revestimento especial, como pode ser observado na figura. Medições da razão entre a carga e a massa dos constituintes dos raios catódicos mostram que a sua identidade independe do material do cátodo ou do gás dentro das ampolas.

Ilustração de uma ampola de raios catódicos em uma questão do Enem 2021 sobre elétrons.

CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).

Essa radiação invisível detectada nas ampolas é constituída por:

A) ânions

B) cátions

C) prótons

D) elétrons

E) partículas alfa

Resolução:

Alternativa D.

O raio catódico sofreu um desvio causado pela placa positiva, indicando que parte dos seus constituintes era formada por partículas carregadas negativamente, que nesse caso são os elétrons.

Crédito de imagem

[1] Pumbaa / Greg Robson / Wikimedia Commons (Imagem editada: A palavra “sodium” foi traduzida, os outros escritos foram apagados e a cor do fundo foi alterada.)

Fontes

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MORROW, B. A. On the discovery of the electron. Journal of Chemical Education, 1969.

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ZUFFO, J. A. A tecnologia e a infossociedade. Encyclopaedia of Philosophy of Education, v. 3, p. 310, 2003.  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrons.htm