Arte moderna

A arte moderna é um período da história da arte que tem início no século XIX. Os principais movimentos da arte moderna são o Cubismo, o Expressionismo e o Surrealismo.

A arte moderna é um período da história da arte que tem início no século XIX e se consolida durante o século XX. Alguns movimentos estéticos são típicos da arte moderna, tais como: Cubismo, Surrealismo, Expressionismo, Dadaísmo, Fauvismo, Futurismo, Minimalismo, Concretismo e Abstracionismo. Pablo Picasso e Salvador Dalí são alguns artistas famosos da arte moderna.

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Resumo sobre arte moderna

O que é arte moderna?

A arte moderna é um período da história da arte iniciado no século XIX e que prevaleceu até o século XX. O principal elemento caracterizador desse período é a oposição aos padrões clássicos de arte, a qual tem início no Romantismo e se consolida com as vanguardas europeias e com o estilo de época Modernismo.

Características da arte moderna

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Objetivos da arte moderna

Os artistas da arte moderna buscam produzir obras que, de alguma maneira, quebrem com os padrões da estética clássica, pautada na harmonia e na racionalidade. Portanto, buscam inovar. A arte moderna tem seu ápice no início do século XX, com os movimentos de vanguarda. Esses movimentos e o Modernismo são marcados pela rebeldia, inovação e antiacademicismo.

Tipos de arte moderna

Principais artistas da arte moderna

Salvador Dalí, Frida Kahlo e Pablo Picasso, três artistas da arte moderna.
A arte moderna conta com nomes como Salvador Dalí, Frida Kahlo e Pablo Picasso.[2]

Principais obras da arte moderna

Movimentos da arte moderna

Fauvismo

Surgiu em 1904. As obras possuem cores puras e brilhantes. A perspectiva da pintura é desproporcional. Valoriza o primitivismo e a simplicidade. É anti-impressionista. Apresenta caráter subjetivo. Para saber mais sobre esse movimento, clique aqui.

Cubismo

Surgiu em 1907. Valoriza as formas geométricas, a fragmentação e realiza uma distorção da realidade. Saiba mais sobre o cubismo clicando aqui.

“Guernica”, de Picasso, exemplo de arte moderna.
“Guernica”, obra de Picasso que apresenta traços cubistas.[3]

Futurismo

Surgiu em 1909. Apresenta visão iconoclasta, além de evidenciar a tecnologia, a velocidade e a guerra. Para saber mais sobre o futurismo, clique aqui.

Abstracionismo

Surgiu em 1910. Arte não figurativa, marcada pela simplificação das formas. Apresenta cores fortes e representa a expressão subjetiva e metafísica do artista.

Expressionismo

Surgiu, oficialmente, em 1911. É anti-impressionista. Apresenta cores fortes e a deformação da realidade. Valoriza a subjetividade e elementos sociais. Possui caráter pessimista. Saiba mais clicando aqui.

“O grito”, de Edvard Munch, exemplo de arte moderna.
“O grito”, pintura expressionista de Edvard Munch.

Dadaísmo

Surgiu em 1916. Apresenta ilogicidade, nonsense, ironia, irreverência e antibelicismo.

Surrealismo

Surgiu em 1924. Apresenta imagens oníricas e fantásticas. Valoriza o inconsciente, a irracionalidade e a loucura.

Concretismo

A arte concreta surgiu em 1930, com a publicação do Manifesto da arte concreta, do holandês Theo van Doesburg (1883-1931). Tal arte é caracterizada pela universalidade. A pintura concreta é reduzida a planos e cores, com ausência de significado externo. Além disso, é anti-impressionista, ou seja, com clareza nos traços.

De forma geral, é uma arte universal, a qual não busca representar a realidade e se volta para si mesma. No entanto, o Concretismo esteve mais em evidência na literatura brasileira. A poesia concreta apresenta caráter universal, valoriza o espaço da folha, é objetiva, não figurativa e explora a verbivocovisualidade (palavra, som e imagem).

Minimalismo

Surgiu na década de 1950. Arte não expressiva, sem significado, que valoriza a simplicidade e o equilíbrio. Apresenta objetos tridimensionais, formas retangulares e cúbicas.

Arte moderna no Brasil

Abaporu, de Tarsila do Amaral, exemplo de arte moderna brasileira.
Abaporu, de Tarsila do Amaral, é a principal obra da arte moderna brasileira.[4]

No cenário artístico brasileiro, a arte moderna se consolidou como uma quebra radical com a estética tradicional. De caráter inovador, ela está fortemente vinculada ao Modernismo brasileiro, o qual sofreu influências dos movimentos das vanguardas europeias.

Dois eventos importantes demonstram o espírito antiacademicista da arte moderna nacional. O primeiro deles foi a Exposição de Pintura Moderna, em 1917, realizada pela pintora brasileira Anita Malfatti. O segundo evento, historicamente mais famoso, foi a Semana de Arte Moderna de 1922, da qual participaram artistas modernistas como Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos e Mário de Andrade.

Principais artistas da arte moderna no Brasil

Principais obras da arte moderna no Brasil

Saiba mais: Qual o significado da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral?

Exercícios resolvidos sobre arte moderna

Questão 1 (Enem)

TEXTO I

Francis Wyndham, homem em pintura de Freud, exemplo de arte moderna.
FREUD, L. Francis Wyndham. Óleo sobre tela, 64 x 52 cm. Coleção pessoal, 1993.

TEXTO II

Lucian Freud é, como ele próprio gosta de relembrar às pessoas, um biólogo. Mais propriamente, tem querido registrar verdades muito específicas sobre como é tomar posse deste determinado corpo nesta situação particular, neste específico espaço de tempo.

SMEE, S. Freud. Köln: Taschen, 2010.

Considerando a intencionalidade do artista, mencionada no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)

A) exaltação da figura masculina.

B) descrição precisa e idealizada da forma.

C) arranjo simétrico e proporcional dos elementos.

D) representação do padrão do belo contemporâneo.

E) fidelidade à forma realista isenta do ideal de perfeição.

Resolução:

Alternativa E.

A obra moderna de Lucian Freud quebra com a idealização clássica e mostra a realidade assim como ela é, com suas imperfeições.

Questão 2 (Enem)

Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranoia ou mistificação:

Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. [...]. Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia.

O Diário de São Paulo, dez. 1917.

Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?

A)

Obra “Acesso a Monte Serrat — Santos” em exercícios sobre arte moderna.

     Acesso a Monte Serrat — Santos

B)

Obra “Vaso de flores” em exercícios sobre arte moderna.

     Vaso de flores

C)

Obra “A Santa Ceia” em exercícios sobre arte moderna.

     A Santa Ceia

D)

Obra “Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco” em exercícios sobre arte moderna.

     Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco

E)

Obra “A boba” em exercícios sobre arte moderna.

     A boba

Resolução:

Alternativa E.

A obra A boba possui elementos cubistas e, portanto, pertence à arte moderna brasileira. Assim, contraria os “processos clássicos dos grandes mestres”.  

  Créditos das imagens

[1] DesignerDuran / Shutterstock

[2] Budarina Elena / Shutterstock

[3] Jules Verne Times Two / Wikimedia Commons (reprodução)

[4] Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BUENO, Chris. Kandinsky no Brasil: exposição viaja pela vida e obra do pai do abstracionismo. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 67, n. 1, jan./ mar. 2015.

JORDÃO, Paulo Veiga. Arte moderna: do Romantismo ao Impressionismo. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/licenciatura-em-artes-visuais/modulo/2/004.html.

NASCIMENTO, Evando. A Semana de Arte Moderna de 1922 e o Modernismo brasileiro: atualização cultural e “primitivismo” artístico. Gragoatá, Niterói, n. 39, p. 376-391, jul./ dez. 2015.

SORICE, Gabriela. Manifesto “Art Concret” era publicado há 90 anos. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/manifesto-art-concret-era-publicado-ha-90-anos.

STANGOS, Nikos. Conceitos da arte moderna. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

WANNER, Maria Celeste de Almeida. Índices de contemporaneidade nas artes visuais. In: WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010.

WHITFIELD, Sarah. Fauvismo. In: STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.  


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/artes/arte-moderna.htm