Mecânica Clássica

Mecânica Clássica é uma subárea da Mecânica. Suas principais áreas de estudo são a Cinemática, a Dinâmica, a Estática, a Hidrostática e a Hidrodinâmica.

Mecânica Clássica é uma subárea da Mecânica voltada aos estudos dos movimentos dos corpos na Terra e imersos em fluidos abaixo da velocidade da luz e as causas desses movimentos. A Mecânica Clássica é dividida principalmente nas áreas de Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática e Hidrodinâmica. O estudo da Mecânica Clássica é de grande importância para uma enorme gama de profissões, além de ser o conteúdo de Física que é mais cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Leia também: Física Moderna — a área da Física que surgiu para explicar alguns conceitos que a Mecânica Clássica não conseguia explicar

Resumo sobre Mecânica Clássica

O que a Mecânica Clássica estuda?

A Mecânica Clássica estuda os movimentos dos corpos na Terra e imersos em fluidos abaixo da velocidade da luz, além das causas desses movimentos. Ela geralmente é dividida em Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática e Hidrodinâmica.

Principais áreas de estudo da Mecânica Clássica

Cinemática

Cinemática é a área da Mecânica Clássica que estuda o movimento dos corpos sem levar em conta as causas desse movimento. Em outras palavras, estudam-se situações que ocorrem a partir do instante em que um corpo inicia o seu estado de movimento. No âmbito da Cinemática, que é vista no ensino médio, estudam-se os tipos de movimento que veremos a seguir.

Movimento uniforme (MU)

Movimento uniforme é o movimento em que a velocidade de um corpo é constante, deslocando-se apenas em linha reta. A principal equação usada para o estudo do movimento uniforme é a função horária da posição.

\(S_F =S_0 + vt\ ou\ v= \frac{ΔS}{Δt}\)

Movimento uniformemente variado (MUV)

Movimento uniformemente variado é o movimento em que a velocidade de um corpo muda a taxas constantes. No caso em que o movimento tem a sua velocidade incrementada, dizemos tratar-se de um movimento acelerado; se a velocidade diminui, dizemos tratar-se de um movimento retardado.

As equações mais importantes para a descrição do movimento uniformemente variado são as funções horárias da posição e da velocidade e a equação de Torricelli.

\(S_F =S_0 + v_0 t+\frac{at^2}2\ ou\ \triangle S=v_0 t+ \frac{at^2}2,\ com\ \triangle S =S_F -S_0 \)

\(V_F =V_0 + at\)

ou

\( a= \frac{V_F- V_0}{t_F-t_0}\)

\(V_F ^2 =V_0 ^2 + 2a\triangle S\)

Movimento circular uniforme (MCU)

Movimento circular uniforme é o movimento em que a direção da velocidade de um móvel muda constantemente, de modo que a sua distância a um ponto do espaço permaneça constante. Mesmo que chamado de movimento circular uniforme, esse movimento é acelerado, uma vez que para que se possa descrever uma trajetória circular, é necessária a existência de uma aceleração centrípeta.

No estudo do movimento circular, deparamo-nos com uma grande quantidade de equações, sendo que existem: equações que calculam deslocamento e velocidade escalar; equações que calculam grandezas angulares, tais como velocidade angular; e, por fim, equações que servem para relacionar esses dois tipos de grandezas. Confira algumas das mais importantes equações do movimento circular.

\(ω = \frac{Δθ}{Δt}\)

ou

\(ω = 2πf\)

ou

\(ω = \frac{2π}T\)

\(V = ωR\)

\(f = \frac{1}T\)

\(T = \frac{1}f\)

◦ Movimento circular uniformemente variado (MCUV)

Movimento circular uniformemente variado é o movimento que consiste em um caso um pouco mais geral do movimento circular uniforme. Nele, além de uma aceleração centrípeta, há acelerações angular e tangencial constantes, que fazem com que a velocidade angular do móvel varie de maneira uniforme. Assim como fazemos no movimento uniformemente variado, no estudo do MCUV usamos funções horárias de posição e velocidade bastante similares.

\(θ_F =θ_0 + ω_0 t+\frac{at^2}2\)

\(ω_F = ω_0 = at \)

Veja também: Técnicas para resolver exercícios de Cinemática

Dinâmica

A Dinâmica é a área da Mecânica Clássica que estuda as causas que deram origem a algum movimento. Nesse sentido, estudamos as forças que atuam sobre um corpo, as quantidades de movimento, a energia mecânica, o impulso e as grandezas relacionadas aos movimentos de rotação, tais como o torque e o momento angular.

Os fundamentos do estudo da Dinâmica do ensino médio são as três leis de Newton. Com base nelas, derivam-se as demais equações da subárea e também da Cinemática. Confira algumas das mais importantes fórmulas utilizadas no estudo da Dinâmica:

\(F=m\cdot a\)

\(T=Fdsenθ\)

\(Q=mv\)

\(L=rQsenθ\)

\(E_c=\frac{mv^2}2\)

Estática

Estática é a área da Mecânica Clássica que estuda as condições de equilíbrio em corpos extensos, ou seja, determina quais devem ser as medidas ou ainda a intensidade de forças e torques para que um corpo de dimensões não desprezíveis possa permanecer em equilíbrio. No estudo da Estática, as leis de Newton são largamente utilizadas.

Rocha em equilíbrio estático, aspecto analisado em estática, uma das áreas da Mecânica Clássica.
A rocha exibida na figura encontra-se na condição de equilíbrio estático.

Hidrostática

A Hidrostática é a área da Mecânica Clássica que estuda os fluidos em condições de equilíbrio estático. Nela, estudamos massa específica, pressão, princípio de Stevin, teorema de Pascal e teorema de Arquimedes.

Hidrodinâmica

A Hidrodinâmica é a área da Mecânica Clássica que estuda os fluidos em movimento quando sujeitos a forças externas não nulas. Nela, estudamos vazão, equação da continuidade e princípio de Bernoulli.

Importância da Mecânica Clássica

A Mecânica Clássica possui grande importância em diversos aspectos. A seguir, destacamos algumas compreensões que só foram possíveis pela pesquisa em Mecânica Clássica:

Satélite em órbita como exemplo do que pode ser realizado a partir da Mecânica Clássica.
As leis da Mecânica Clássica possibilitam calcular a velocidade e a altura para colocarmos satélites em órbita.

Veja também: Astrofísica — o ramo da Astronomia que se dedica ao estudo do Universo por meio de aplicações das leis da Física e da Química

Mecânica Clássica no Enem

Entre todas as áreas da Física, a Mecânica Clássica é aquela que está presente em maior quantidade nas questões do Enem, por isso é de grande importância que você seja capaz de:

Quais são as principais áreas de estudo da Mecânica?

A Mecânica é uma das grandes áreas da Física. Ela é comumente dividida em:

Fonte

e-Física – Ensino de Física Online; USP – Universidade de São Paulo. Mecânica. Disponível em: http://efisica2.if.usp.br/course/index.php?categoryid=132.

 

Por Rafael Helerbrock
Professor de Física


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/mecanica-classica.htm