Realismo no Brasil

O Realismo no Brasil foi um importante movimento literário e teve como principal autor Machado de Assis.

O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Uma corrente literária que dialoga com o Realismo é o Naturalismo, que retrata, em geral, a vida da população mais pobre. Em Portugal, Antero de Quental e Eça de Queiroz foram os principais escritores realistas. Na França, destacou-se Gustave Flaubert, que é considerado o pai do Realismo europeu.

Características

O Realismo na literatura brasileira tem algumas características fundamentais, entre as quais:

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.

Dom Casmurro”, Machado de Assis

Ao descrever os olhos de Capitu, o narrador vale-se da expressão “olhos de ressaca”, como sendo “uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca”. Dessa forma, confere-se à personagem uma esfera psicológica não só profunda, como o oceano, mas também extremamente atraente, como as ondas no mar em ressaca.

Leia também: Capitu traiu Bentinho? – Polêmicas de Dom Casmurro

Influências

De modo genérico, é possível dizer que o Realismo foi influenciado pelas novas teorias científicas que surgiam na época, a saber:

Como o Realismo brasileiro é posterior ao europeu, também é plausível afirmar que os autores do Realismo do velho continente em muito influenciaram o movimento no Brasil. Dentre eles, vale ressaltar Gustave Flaubert, pai do Realismo na literatura, e Honoré de Balzac, ambos da França. Além desses, os escritores portugueses Antero de Quental e Eça de Queiroz também em muito contribuíram para a formação do Realismo no Brasil.

Acesse também: Leia sobre os cinco cronistas mais importantes da literatura brasileira

Realismo X Naturalismo

Uma corrente literária que dialoga com os valores do Realismo é o Naturalismo. Assim como o primeiro, essa vertente busca enfocar a realidade de modo objetivo. Entretanto, é notável que, nas narrativas naturalistas, há uma representação das camadas mais pobres da sociedade – os romances O mulato (que, inclusive, inaugura o Naturalismo no Brasil) e O cortiço, de Aluísio Azevedo, por exemplo, retratam uma população ainda escrava ou remanescente da escravidão. Além disso, no Naturalismo, havia a presença mais clara da influência das teorias científicas do século XIX.

Veja também: Conheça o autor romântico que sofreu influências realistas

Autores e obras

Machado de Assis foi o principal autor do Realismo brasileiro. Suas principais obras são:


Por Me. Fernando Marinho


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/literatura/realismo-no-brasil.htm