Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro é conhecida como a grande dama da dramaturgia brasileira. A atriz foi a primeira brasileira indicada ao Oscar.

Fernanda Montenegro é uma das artistas mais importantes para a história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros, sendo reconhecida como a “grande dama da dramaturgia brasileira”. Ela se tornou a primeira brasileira a ser indicada ao Oscar pelo papel de Dora no filme Central do Brasil, também indicado na categoria de melhor filme internacional.

Com 80 anos de carreira, Fernanda Montenegro já estrelou dezenas de novelas, peças teatrais, filmes e radionovelas. Foi casada por 56 anos com o ator e diretor Fernando Torres, com quem teve Fernanda Torres e Cláudio Torres.

Leia também: Silvio Santos — detalhes sobre a vida e a carreira desse ícone da televisão brasileira

Resumo sobre Fernanda Montenegro

Biografia de Fernanda Montenegro

→ Nascimento e infância de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro nasceu no dia 16 de outubro de 1929, no subúrbio do Rio de Janeiro, na região de Jacarepaguá, Cascadura e Madureira.

A família da avó materna de Montenegro é oriunda da região de Sardenha, na Itália. Já os familiares de seu avô materno são da região de Teulada, próximo do Mediterrâneo. Todos vieram em um mesmo navio para o Brasil no ano de 1897, relata Fernanda em seu livro autobiográfico Prólogo, ato, epílogo.

Os bisavós de Fernanda chegaram aqui com um grupo de 800 imigrantes italianos contratados para trabalhar nas lavouras de café em Minas Gerais. Eles chegaram a terras brasileiras com a esperança de melhores condições financeiras.

Quando criança, morou com seus avós. Maria Pinna, sua avó materna, foi sua “grande companheira” da infância, afirma Montenegro em sua obra autobiográfica. Entre as atividades que mais faziam juntas estava a contação de histórias, na qual Maria Pinna narrava uma diversidade de contos para a neta.

Sua primeira viagem foi aos cinco anos para São Paulo, mais especificamente para o bairro paulista do Brás. “Era uma viagem, na minha emoção, quase planetária”, enfatiza a artista em seu livro.

O cinema sempre esteve presente na vida de Fernanda Montenegro. Victorino e Carmen, seus pais, gostavam muito de cinema. Este era um espaço de lazer que Fernanda ia com seus familiares. O protagonista das sessões era Charles Chaplin.

Fernanda destaca seu deslumbre pelo cinema ainda na infância. “O cinema fazia parte do nosso sonho, da nossa fuga. E muitos filmes de amor, de indestrutível amor. Uma fotografia deslumbrante. As atrizes eram divinamente belas”, afirma a atriz em seu livro. O circo era outro espaço de arte a que iam com frequência.

Artistas da música como Caruso, Vicente Celestino, Gilda de Abreu, Tino Rossi e Tito Schipa, além de música popular brasileira, compunham a musicalidade do lar de Montenegro em sua infância.

Nesses primeiros anos de vida, tão protegida, tão feliz e tão livre, sofri também, como todas as crianças, medos, inseguranças, angústias. Mas, apesar da alternância de sentimentos, esses anos me alicerçaram para sempre. Por uma estranha e precoce maturidade, sinto já nos meus oito anos o início da minha adolescência.

(Fernanda Montenegro - Prólogo, ato, epílogo)

A fase da pré-adolescência de Fernanda foi uma das mais traumáticas de sua vida. Suas demandas escolares, com muitas matérias, incluindo introdução ao latim, sobrecarregavam-na.

→ Juventude de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro em fotografia em preto e branco de 1952.
Fernanda Montenegro em fotografia em preto e branco de 1952. (Créditos: Álvaro Braga / Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução)

Em sua juventude, entrou no curso de secretariado da Escola Berlitz, com o objetivo de trabalhar como secretária ou mesmo como aeromoça, uma profissão moderna para a carreira feminina da época. Na capacitação, estudou português, inglês, francês, datilografia e correspondência comercial em três tipos de língua.

Aos 15 anos, ouviu um anúncio na Rádio MEC que dizia “Você, que é estudante, venha participar do Radioteatro da Mocidade”. Assim, Fernanda deu início à carreira de rádio. Na época, essa rádio era reconhecida pelo seu prestígio cultural, contendo programas de música clássica e de divulgação educacional.

→ Casamento de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro foi casada por 56 anos com o ator e diretor Fernando Torres, que faleceu em 2008.

Foto em preto e branco de Fernando Torres beijando o rosto de Fernanda Montenegro.
Fernanda Montenegro e Fernando Torres se casaram em 1952. (Créditos: Instagram @fernandamontenegrooficial | Recorte)

Os primeiros contatos de Fernanda Montenegro com Fernando Torres aconteceram nos corredores da Rádio MEC, na Rádio Guanabara, como também em reuniões de jovens na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Em suas primeiras conversas mais longas, falavam muito sobre projetos de vida, relata Montenegro em seu livro.

Fernando Torres também participou do elenco de Alegres canções na montanha, o primeiro trabalho no teatro de Fernanda Montenegro, em 1950. O casamento dos dois artistas aconteceu em 1952.

→ Filhos de Fernanda Montenegro

Os filhos de Fernanda Montenegro são a atriz Fernanda Torres e o cineasta Cláudio Torres. Ambos são filhos também do ator e diretor Fernando Torres, com quem Fernanda foi casada por 56 anos.

Foto em preto e branco de Fernanda Montenegro, de Fernando Torres e dos filhos Fernanda Torres e Cláudio Torres.
Fernanda Montenegro, Fernando Torres e os filhos Fernanda Torres e Cláudio Torres. (Créditos: Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução)

Cláudio Torres é primogênito de Fernanda Montenegro. Nasceu em 1962, no Rio de Janeiro, e trabalha como diretor e produtor de cinema. Dirigiu a própria mãe em alguns de seus trabalhos.

Fernanda Torres nasceu em 1965 e, assim como a mãe, se destacou no cenário da dramaturgia brasileira com trabalhos na televisão, no teatro e no cinema. Além disso, ela é cronista e roteirista, e sua mãe protagonizou roteiros de sua autoria.

Fernanda Montenegro e sua filha Fernanda Torres.
Fernanda Montenegro e sua filha Fernanda Torres. (Créditos: Hering / Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução)

Nome verdadeiro de Fernanda Montenegro

O nome verdadeiro de Fernanda Montenegro é Arlette Pinheiro Esteves da Silva, inspirado no da atriz francesa Arlette Marchal, a qual sua mãe admirava.

Sua assinatura como locutora e radioatriz era Arlette Pinheiro. Na função de redatora na rádio, ela passou a assinar Fernanda Montenegro, com certo humor, já que achava “Fernanda” um nome que apresentava um clima de romance do século XIX, relata em Prólogo, ato, epílogo.

Montenegro veio do nome de um médico que atendeu, por anos, sua família, sendo importante para os cuidados de saúde de sua família.

Carreira de Fernanda Montenegro

A carreira de Fernanda Montenegro começou quando a carioca tinha 15 anos. Sua experiência profissional na comunicação foi na Rádio MEC, uma emissora de rádio com prestígio cultural na época. “O rádio era o mais poderoso meio de comunicação da época, e parecia que seu poder duraria para sempre”, afirma em sua obra. Sua primeira participação aconteceu no programa de melodrama sobre os heróis da Revolução Farroupilha como Anita Garibaldi.

A rádio se tornou uma escola para Fernanda. Na sede da Rádio MEC, ela tinha à disposição uma biblioteca e uma discoteca. Além disso, ela participou de aulas de português e de declamação com outros radioatores, termo atribuído aos profissionais da dramaturgia no rádio.

Entre suas experiências na locução, estiveram a apresentação de obras literárias, como Os sertões, de Euclides da Cunha, e a transmissão de concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Fernanda Montenegro ao lado de Bibi Ferreira, uma de suas maiores inspirações.[1]
Fernanda Montenegro ao lado de Bibi Ferreira, uma de suas maiores inspirações.[1]

Entre suas maiores inspirações e admirações no teatro, estão Dulcina de Morais e Bibi Ferreira. Montenegro relata em seu livro que, após ver Bibi em cena, sonhava em ser a artista quando crescesse. Em relação a Dulcina, Fernanda enfatiza que a coragem e a presença da artista modernizaram os palcos do teatro nos anos 1930.

Próximo dos 20 anos, Fernanda Montenegro se inscreveu para participar de um concurso que buscava a atriz para protagonizar a peça Sinhá moça chorou, de Ernani Fornari. Ela já havia feito um testo como radioatriz para essa mesma obra; na ocasião, não foi classificada.

Foto em preto e branco de Fernanda Montenegro de 1967
As primeiras experiências em atuação de Fernanda Montenegro foram no rádio.[2]

Em 1950, Fernanda Montenegro foi convidada para participar da peça Alegres canções na montanha, dirigida por Esther Leão, atriz e diretora portuguesa especializada em encenações de Shakespeare. Embora a peça tenha sido um fracasso, Fernanda Montenegro e Fernando Torres receberam destaque na crítica especializada, apesar de papéis pouco importantes na produção.

Esse reconhecimento levou Montenegro a participar de um curta-metragem gravado na TV Tupi, emissora de televisão de São Paulo, criada por Assis Chateaubriand. Ela se tornou a primeira atriz contratada da TV Tupi do Rio de Janeiro, em 1951.

Entre seus trabalhos no teatro da época, estiveram O canto da cotovia, do dramaturgo francês Jean Anouilh, realizado em 1954, e a peça Divórcio para três, em 1965, do também autor francês Victorien Sardou, na companhia Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

Com Fernando Torres fundou o grupo Teatro dos Sete, em 1959, após deixarem o Teatro Brasileiro de Comédia. A atriz carioca participou de todos os espetáculos dessa companhia teatral até 1965. Na década de 1980, o espetáculo que mais marcou sua carreira no teatro foi As lágrimas amargas de Petra von Kant, do alemão Rainer Werner Fassbinder.

O reconhecimento da trajetória de Fernanda Montenegro fê-la receber, no final dos anos 1990, todos os prêmios nacionais, cinco prêmios internacionais, além de se tornar a primeira atriz brasileira indicada ao Oscar pela participação em Central do Brasil (1998).

Capa do livro “Prólogo, ato e epílogo”, de Fernanda Montenegro, publicado pela Companhia das Letras.
Fernanda Montenegro publicou dois livros. (Créditos: Companhia das Letras / Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução)

Fernanda Montenegro publicou dois livros, Fernanda Montenegro: itinerário fotográfico (2018) e Prólogo, ato, epílogo (2019). No primeiro, ela apresenta sua trajetória de vida por meio de fotografias, e no segundo ela relata em detalhes diferentes momentos de sua vida.

Acesse também: Rita Lee — detalhes sobre a rainha do rock brasileiro

Fernanda Montenegro e o Oscar

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar em 1998 na categoria de melhor atriz. A artista fez história sendo a primeira brasileira a alcançar essa indicação na história do cinema brasileiro. A nomeação foi feita por conta do seu papel como Dora no filme Central do Brasil.

Montenegro concorreu com Meryl Streep (Um amor verdadeiro), Cate Blanchett (Elizabeth), Gwyneth Paltrow (Shakespeare apaixonado) e Emily Watson (Hilary e Jackie). Paltrow foi a vencedora nessa edição.

Na ocasião, o longa dirigido por Walter Salles também recebeu indicação à categoria de melhor filme internacional. A obra perdeu o título para o filme italiano, de Roberto Benigni, A vida é bela.

Central do Brasil narra a vida de Dora, ex-professora que vende a escrita de cartas para pessoas analfabetas.

Veja também: Cid Moreira — a biografia de um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro

Novelas de Fernanda Montenegro

Veja novelas, minisséries e especiais de TV em que Fernanda Montenegro atuou:

Acesse também: Faustão detalhes sobre a vida e sobre a carreira desse grande nome da televisão brasileira

Filmes de Fernanda Montenegro

Foto de Fernanda Montenegro sentada ao lado de Lázaro Ramos, de Ary Fontoura, de Bruna Marquezine e de Vladimir Brichta.
Gravação de Velhos bandidos. (Créditos: Laura Campanellas / Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução)

Veja, abaixo, filmes em que Fernanda Montenegro atuou.

Peças de teatro de Fernanda Montenegro

Veja, abaixo, 10 peças de teatro de Fernanda Montenegro:

Homenagens e prêmios a Fernanda Montenegro

Estatueta recebida por Fernanda Montenegro, um dos diversos prêmios e homenagens recebidos pela atriz.
Fernanda Montenegro já recebeu diversos prêmios. (Créditos: Instagram @fernandamontenegrooficial | Reprodução)

Confira homenagens e prêmios a Fernanda Montenegro em sua carreira como atriz no cinema, teatro e televisão:

Fernanda Montenegro hoje em dia

Fernanda Montenegro completou 80 anos de carreira em 2024 e segue como atriz. Ao lado de sua filha, Fernanda Torres, ela participou do longa Ainda estou aqui, de Walter Salles, exibido em diversos festivais internacionais de cinema em cidades como Veneza e Nova Iorque.

Para além da telonas, Montenegro realiza apresentações e performances literárias. Aos 94 anos, subiu ao palco e fez uma leitura dramática da obra A cerimônia do adeus, de Simone de Beauvoir, para cerca de 15 mil pessoas no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Com este evento, Fernanda entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, após reunir o maior público em uma leitura filosófica. 

Fernanda Montenegro tomou posse da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em março de 2022. A atriz foi eleita em novembro de 2021.

Crédito de imagem

[1] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

ENCICLOPÉDIA Itáu Cultural. Fernanda Montenegro. 2024. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa14007/fernanda-montenegro.

TV GLOBO. Entrevista de Fernanda Montenegro ao programa televiso Fantástico. 07 nov. 2021.

MONTENEGRO, Fernanda. Prólogo, Ato, Epílogo. 1 ed. Companhia das Letras. 2019.

O GLOBO. Oscar: há 25 anos, Fernanda Montenegro perdia a estatueta de ‘melhor atriz’. 10 mar. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/03/10/oscar-ha-25-anos-fernanda-montenegro-perdia-a-estatueta-de-melhor-atriz-relembre.ghtml.

QUEM. Fernanda Montenegro fala de Fernando Torres, com quem ficou casada por 56 anos. Disponível em: https://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2020/09/fernanda-montenegro-fala-de-fernando-torres-com-quem-ficou-casada-por-56-anos.html.

TOLEDO, Marina. Aos 94 anos, Fernanda Montenegro reflete sobre continuar ativa: “Vão me aguentar”. CNN. 19 ago. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/aos-94-anos-fernanda-montenegro-reflete-sobre-continuar-ativa-vao-me-aguentar.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biografia/fernanda-montenegro.htm