Tubarão

O tubarão é um animal muito temido nos mares e que faz parte do grupo dos peixes, mais precisamente dos condrictes, peixes cartilaginosos.

Tubarão é um nome popular usado para nomear um tipo de peixe do grupo dos condrictes, ou seja, dos que possuem esqueleto predominantemente formado por cartilagem. Os tubarões são bastante conhecidos, principalmente, como grandes predadores, mas essa característica não pode ser aplicada a todos os representantes desse grupo de animais.

Leia também: Diferenças entre peixes ósseos e cartilaginosos

Características dos tubarões

Os tubarões são animais que fazem parte do mesmo grupo das arraias e quimeras, e, por serem peixes, apresentam algumas características bastante marcantes desse grupo de animais. Veja a seguir algumas dessas características observadas nos tubarões:

Tubarão com a boca aberta.
Observe a abertura das branquias lateralmente ao corpo do animal.

O que os tubarões comem?

Muitas pessoas conhecem os tubarões como grandes predadores que se alimentam de animais grandes, como as focas. Alguns tubarões realmente apresentam esse tipo de comportamento, sendo esse o caso do tubarão-branco, uma espécie que se alimenta, além de focas, de peixes e até tartarugas-marinhas.

Vale salientar, no entanto, que nem todos os tubarões possuem esse comportamento. Esse é o caso, por exemplo, do tubarão-baleia, o qual é classificado como filtrador. Esse animal alimenta-se, principalmente, de plâncton.

Espécies de tubarão

Como dito, os tubarões não são apenas uma única espécie. Várias espécies podem, portanto, receber essa denominação. A seguir falaremos a respeito de alguns dos mais notórios tubarões encontrados no mundo.

Tubarão-branco
O tubarão-branco ficou famoso após o filme Tubarão, de Steven Spielberg.
Tubarão-baleia
O tubarão-baleia é o maior tubarão do mundo.
Tubarão-martelo
O tubarão-martelo apresenta uma cabeça característica.

Curiosidades sobre os tubarões


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/animais/tubarao.htm