Principais grupos terroristas da atualidade

Os principais grupos terroristas da atualidade são grupos violentos que têm como objetivo a imposição e a expansão dos seus ideais extremistas e fundamentalistas.

Os principais grupos terroristas da atualidade são:

Trata-se de grupos políticos ou fundamentalistas religiosos que, para defenderem suas causas e atingirem seus objetivos, valem-se de atos violentos e ataques ao patrimônio (público e privado) como forma de intimidação. Os grupos terroristas não ficam restritos ao seu país de origem e, em muitos casos, possuem membros e filiais em outros territórios, ampliando assim a sua escala de atuação.

Leia também: Hamas — uma organização considerada terrorista por Israel, pelos Estados Unidos e pela União Europeia

Resumo sobre os principais grupos terroristas da atualidade

O que são grupos terroristas?

Grupos terroristas são grupos políticos ou fundamentalistas religiosos que se engajam em atos violentos para impor sua visão de mundo (crenças ou ideologias radicais). Esses grupos terroristas realizam ações como bombardeios, ataques com armas brancas ou de fogo, sequestros e outros métodos que geram vítimas e destroem edifícios públicos e particulares com o propósito de influenciar a opinião pública e, ao mesmo tempo, intimidar a população.

Como adiantamos, os grupos terroristas têm motivações diversas: políticas, religiosas ou étnicas. Muitos dos grupos que conheceremos a seguir não atuam somente no seu país ou região de origem e possuem membros ou ramificações em outros territórios por meio de ações coordenadas ou independentes.

Quais são os principais grupos terroristas da atualidade?

Existem dezenas (ou centenas) de grupos terroristas em atuação em diversos países e territórios ao redor do planeta, cujas ações resultam em milhares de vítimas e refugiados, no acirramento de tensões geopolíticas e no aprofundamento das desigualdades socioeconômicas nos países em que atuam. A seguir, confira alguns dos principais grupos terroristas da atualidade.

Al-Qaeda

Bandeira da Al-Qaeda, um dos principais grupos terroristas da atualidade.
Bandeira da Al-Qaeda.

Para saber mais sobre a Al-Qaeda, clique aqui.

Boko Haram

Manifestantes segurando placas em protesto contra ações de sequestro feitas pelo grupo terrorista Boko Haram.
Os cartazes pedem o retorno das meninas sequestradas pelo Boko Haram em 2014 e demandam ajuda na luta da Nigéria contra o Boko Haram. [1]

Para saber mais sobre o Boko Haram, clique aqui.

Estado Islâmico

Para saber mais sobre o Estado Islâmico, clique aqui.

Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)

Bandeira das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em uniforme militar.
Bandeira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em uniforme militar.

Para saber mais sobre as Farc, clique aqui.

Novo IRA (New Irish Republican Army ou Novo Exército Republicano Irlandês)

Talibã

Bandeira do Afeganistão sob o domínio do Talibã.
Bandeira do Afeganistão sob o domínio do Talibã.

Confira nosso podcast: Talibã e a retomada do poder no Afeganistão

Grupos terroristas no Brasil

O Brasil não possui grupos terroristas organizados, conforme estudamos até aqui. Segundo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o país também não é alvo direto da ação de grupos que agem com maior frequência no cenário internacional, embora a Polícia Federal tenha descoberto a presença de um membro da Al-Qaeda no Brasil, em 2009, que atuava na coordenação e no suporte a ações realizadas em outros territórios.

Diante do risco que esses grupos podem oferecer e do recrutamento de membros em todo o mundo por vias cada vez mais acessíveis, como a internet, o Brasil sancionou, em 2016, a Lei nº 13.260 de 16 de março de 2016, mais conhecida como Lei Antiterrorismo. A Abin é a agência responsável por identificar suspeitas de terrorismo no território brasileiro, o que faz mediante investigação minuciosa que pode acontecer com a colaboração de agências de inteligência de outros países.

Crédito de imagem

[1] rSnapshotPhotos / Shutterstock

Fontes

ABIN. Terrorismo. Agência Brasileira de Inteligência, 23 set. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/abin/pt-br/assuntos/fontes-de-ameacas/terrorismo.

BLUME, Bruno André. O que é terrorismo? Politize, 16 jan. 2023. Disponível em: https://www.politize.com.br/terrorismo-o-que-e/.

CIA. Terrorist Organizations. CIA: The World Factbook, [S.I.]. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/references/terrorist-organizations/.

G1. O que é Estado Islâmico? G1, 21 jul. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/o-que-e-o-estado-islamico.html.

LANGE, Maria Luisa. As FARC e o governo colombiano: entre a guerra e a paz. Politize, 04 jul. 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/farc-entre-a-guerra-e-a-paz/.

REDAÇÃO. Após nove anos do sequestro de meninas na Nigéria, 96 seguem em cativeiro. ONU News, 16 abril 2023. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/04/1812937.

REDAÇÃO. Exclusivo: documentos da CIA, FBI e PF mostram como age a rede do terror islâmico no Brasil. Veja, 02 abril 2011. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/exclusivo-documentos-da-cia-fbi-e-pf-mostram-como-age-a-rede-do-terror-islamico-no-brasil/.

REDAÇÃO. Irlanda do Norte celebra 25 anos de acordo de paz em meio a escalada nos conflitos. Estadão, 11 abr. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/internacional/relembre-como-foi-selado-o-acordo-de-paz-da-irlanda-do-norte-que-completou-25-anos-npri/.

SOUZA, Isabela. Al-Qaeda: conheça o grupo fundado por Osama Bin Laden. Politize, 25 ago. 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/al-qaeda/.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/grupos-terroristas-mundo.htm