Literatura grega

“Ilíada” e “Odisseia”, de Homero, são as primeiras obras da literatura grega. Essa literatura é dividida em antiga, era romana, além das literaturas bizantina e moderna.

Literatura grega é aquela produzida na Grécia desde a Antiguidade, mas também inclui as obras em latim produzidas durante a dominação romana, mas influenciadas pela cultura grega. Assim, ela tem início com as obras de Homero — os poemas épicos Ilíada e Odisseia —, que fazem parte da literatura antiga.

A literatura antiga está dividida em período arcaico, clássico e helenístico. A era romana precede a literatura bizantina. Já a literatura grega moderna tem início no Renascimento e possui autores como: Geōrgios Chortatzēs, Dionísios Solomós, Andreas Karkavitsas e Níkos Kazantzákis.

Leia também: Literatura inglesa — produção que teve William Shakespeare como um de seus principais nomes

Resumo sobre literatura grega

Características da literatura grega

Literatura antiga

Era romana:

Literatura bizantina:

Literatura grega moderna

Fases da literatura grega

Principais autores da literatura grega

Leia também: Epopeia — o gênero literário utilizado por Homero

Principais obras da literatura grega

 Capa do livro Ilíada, de Homero, publicado pela editora Companhia das Letras.[1]
 Capa do livro Ilíada, de Homero, publicado pela editora Companhia das Letras.[1]

Obras da literatura bizantina grega

Obras da literatura grega moderna

Origem da literatura grega

A literatura grega tem origem no século VIII a.C., que é a provável data de produção dos famosos poemas épicos de Homero, isto é, a Ilíada e a Odisseia. Na sequência, os textos teatrais assumem o protagonismo na Grécia Antiga. A poesia lírica também é produzida, concomitantemente à épica.

Assim, a literatura grega é a base da literatura ocidental, onde se estabeleceram os três gêneros literários: épico, lírico e dramático. Com a dominação romana, por volta de 168 a.C., ela continua viva, mesmo escrita em latim, já que os escritores romanos sofreram influência da cultura grega. Durante o Império Bizantino (330-1453), a língua grega é retomada.

Com o Renascimento, surge a literatura grega moderna, em territórios gregos ainda subjugados. Situação que só vai mudar com a independência da Grécia em 1821, que coincide com a chegada do Romantismo. O Realismo toma forma em 1880. Já o Modernismo, em 1922.

Créditos da imagem

[1] Companhia das Letras (reprodução)

 

Por Warley Souza
Professor de Literatura


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-grega.htm