Calor e temperatura são distintas grandezas físicas e são essenciais para o estudo da propagação de calor, da dilatação térmica dos corpos, das transformações termodinâmicas gasosas e outros, fazendo parte do ramo da Física conhecido como termologia.
Leia também: O que é peso?
O calor e a temperatura são frequentemente confundidos e tratados como equivalentes em razão da sua relação intrínseca, contudo, são grandezas físicas com características próprias:
Também chamado de energia térmica, o calor é uma grandeza física que pode ser definida como a energia que é transferida de um corpo em maior temperatura a outro em menor temperatura, até que esses corpos alcancem o equilíbrio térmico.
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, o calor é medido em Joule, contudo, é muito utilizada a sua medição em calorias. Para transformar de calorias para Joule, é necessário multiplicar o valor da caloria por 4,184, por exemplo:
\(5\ calorias\cdot4,184=20,92\ Joules\ \)
Já para transformar de Joule para calorias, basta dividir o valor em Joule por 4,184, por exemplo:
\(\frac{10\ Joules}{4,184}\cong\ 2,4\ calorias\)
O calor por ser classificado em latente ou sensível.
O calor latente ocorre quando não houve alteração da temperatura do sistema termodinâmico, mas modificou-se o seu estado físico (sólido, líquido e gasoso). Ele é calculado pela fórmula:
\(Q=m\cdot L\)
O calor sensível ocorre quando houve alteração da temperatura do sistema termodinâmico, mas não foi modificado o seu estado físico. Ele é calculado pela fórmula:
\(Q=m\cdot c\cdot∆T\)
O calor pode ser propagado por meio de condução, convecção ou irradiação.
Na condução, o calor é transmitido pelo contato entre corpos sólidos em diferentes temperaturas. Ela é a responsável por aquecer a colher que está em contato com uma panela quente, por exemplo.
Na convecção, o calor é transmitido através de correntes convectivas, em que a parte quente sobe e a parte fria desce, ocorrendo somente em líquidos e gases. Ela é a responsável por aquecer a água dentro das panelas e resfriar o ambiente por meio do ar condicionado, por exemplo.
Na irradiação, o calor é transmitido através das ondas eletromagnéticas. Ela é a responsável por transmitir o calor do Sol até os planetas, por exemplo.
O calor é calculado de acordo com a sua classificação, tendo uma fórmula específica para quando temos um caso de calor sensível ou de calor latente.
Exemplo 1:
Qual a quantidade de calor recebido pelos cubos gelo, de massa 50 g , que estão em um copo, sabendo que a sua temperatura não variou, e que o calor latente do gelo é de 80 cal/g .
Resolução:
Como não houve variação de temperatura pelo gelo, temos um caso de calor latente, em que calcularemos a quantidade de calor recebido por meio da sua fórmula:
\(Q=m\cdot L\)
\(Q=50\cdot80\)
\(Q=4000\ cal\)
Exemplo 2:
Uma pessoa aquece uma panela com 900 g de água, aumentando sua temperatura de 35 °C a 100 °C . Sabendo que o calor específico da água é de 1 cal/g∙°C , calcule a quantidade de calor recebido.
Resolução:
Como temos uma variação de temperatura, mas sem a mudança de estado físico, o calor nesse caso se trata do calor específico e calcularemos seu valor por meio da sua fórmula:
\(Q=m\cdot c\cdot∆T\)
\(Q=m\cdot c\cdot(T_f-T_i)\)
\(Q=900\cdot1\cdot(100-35)\)
\(Q=900\cdot1\cdot(65)\)
\(Q=58.500\ cal\)
Veja também: O que é calor específico?
A temperatura é uma grandeza física que verifica a energia cinética ou o grau de vibração, rotação e translação dos átomos e moléculas que constituem os corpos, sendo medida pelos termômetros. Quanto maior for a temperatura, mais agitadas as moléculas e átomos estarão.
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a temperatura é medida na escala Kelvin, majoritariamente usada em laboratórios. Contudo, alguns países medem-na nas escalas Celsius ou Fahrenheit.
Escalas termométricas são representações dos valores de temperatura, como as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, que podem ser convertidas de uma para outra, devido à equivalência dos seus pontos de fusão e de ebulição, por meio da fórmula descrita abaixo:
\(\frac{T_C}{5}=\frac{T_F-32}{9}=\frac{T_K-273}{5}\)
Questão 1
(Enem) Na cidade de São Paulo, as ilhas de calor são responsáveis pela alteração da direção do fluxo da brisa marítima que deveria atingir a região de mananciais. Mas, ao cruzar a ilha de calor, a brisa marítima agora encontra um fluxo de ar vertical, que transfere para ela energia térmica absorvida das superfícies quentes da cidade, deslocando-a para altas altitudes. Dessa maneira, há condensação e chuvas fortes no centro da cidade, em vez de na região de mananciais. A imagem apresenta os três subsistemas que trocam energia nesse fenômeno.
Esses mecanismos são, respectivamente,
A) irradiação e convecção.
B) irradiação e irradiação.
C) condução e irradiação.
D) convecção e irradiação.
E) convecção e convecção.
Resolução:
Alternativa A
Temos a propagação de calor por meio da convecção, caracterizada pelo o ar quente subir e o ar frio descer, e da irradiação, caracterizada por propagar o calor do Sol até a Terra por meio das ondas eletromagnéticas.
Questão 2
(EsPECx) Um termômetro digital, localizado em uma praça na Inglaterra, marca a temperatura de 10,4 ºF. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a
A) -5 ºC
B) -10 ºC
C) -12 ºC
D) -27 ºC
E) -39 ºC
Resolução:
Alternativa C
Transformaremos a temperatura em Fahrenheit para temperatura em Celsius por meio da fórmula:
\(\frac{T_C}{5}=\frac{T_F-32}{9}\)
\(\frac{T_C}{5}=\frac{10,4-32}{9}\)
\(\frac{T_C}{5}=\frac{-21,6}{9}\)
\(T_C=\frac{-21,6\cdot5}{9}\)
\(T_C=-°12\)
Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/temperatura-calor.htm