Frente de ar

A frente de ar é um sistema que se forma no encontro entre massas de ar com aspectos contrastantes, provocando mudanças no tempo atmosférico da área em que ela se instala.

Frente de ar é um sistema atmosférico formado do encontro de duas massas de ar de características contrastantes, isto é: temperatura, umidade e pressão. Uma frente de ar se forma, portanto, na superfície de encontro entre esses grandes volumes de ar, provocando mudanças significativas no tempo atmosférico, como na ocorrência de precipitação, tempestades e alterações na temperatura. A frente, chamada também de frente atmosférica, pode ser classificada em quente, fria, estacionária ou obtusa, e apresenta duração de horas a alguns dias.

Leia também: Quanto tempo dura uma onda de calor?

Resumo sobre frente de ar

O que é frente de ar?

Frente de ar é um sistema atmosférico que anuncia a transição no tempo (atmosférico) em determinada área, uma vez que ela delimita duas massas de ar com características distintas.

Tipos de frente de ar

As frentes são classificadas de acordo com a nova massa de ar que se aproxima de uma área. Como as transformações que acontecem no tempo atmosférico mediante a chegada de uma massa de ar são, sobretudo, na temperatura, classifica-se as frentes de ar em dois principais tipos:

Nuvens espessas em céu claro, em texto sobre frente de ar.
A aproximação de uma frente quente diminui consideravelmente a formação de nuvens.
Nuvens escuras no céu, em texto sobre frente de ar.
A aproximação de uma frente fria resulta na formação de nuvens de tempestade.

Além dessas, existem outros dois importantes tipos de frente:

Veja também: Afinal, qual é a diferença entre tempo e clima?

Características das frentes de ar

As frentes de ar são fenômenos efêmeros, que apresentam apenas algumas horas ou dias de duração. O tempo de atividade de uma frente de ar depende diretamente da velocidade de deslocamento da massa de ar que a provocou, lembrando sempre que as massas quentes são menos densas, mas demoram mais tempo para “empurrarem” a massa fria e tomarem o seu lugar. Por isso, as frentes quentes tendem a ser mais duradouras.

Como vimos anteriormente, as frentes marcam o encontro de duas massas de ar com características distintas; por essa razão, a aproximação de uma frente atmosférica sempre provoca mudanças nas condições de tempo de determinada parte da superfície terrestre. Tais mudanças podem ser abruptas, como no caso das frentes frias, ou sutis, como acontece com as frentes quentes. Entre os fenômenos decorrentes de frentes, estão:

Como se formam as frentes de ar?

As frentes de ar se formam na área em que duas ou mais massas de ar que apresentam temperatura e densidade diferentes se encontram. Sabemos que as massas de ar estão em constante movimento, e, no momento em que uma massa deixa uma área, outra imediatamente ocupa o seu lugar. Por isso, enquanto uma massa está passando sobre uma área, existe outra “empurrando-a. A superfície dessa área de “empurrão” corresponde à frente de ar ou frente atmosférica.

Frente de ar x frente atmosférica

A frente de ar recebe, também, o nome de frente atmosférica. Portanto, ambas as terminologias fazem referência ao mesmo tipo de fenômeno atmosférico e são utilizadas como sinônimo na literatura especializada.

Saiba mais: Umidade do ar — elemento climático essencial para a saúde humana

Diferenças entre frente de ar e massas de ar

Frente de ar

Massa de ar

Superfície de contato entre massas de ar com características distintas. São temporárias, com duração de horas a dias, e anunciam a alteração no tempo atmosférico provocada pela chegada de uma nova massa de ar.

Grande volume de ar que se desloca na camada mais baixa da atmosfera, pairando a superfície terrestre. Todo o ar presente em uma massa de ar tem as mesmas características de temperatura, umidade e pressão atmosférica.

Exercícios resolvidos sobre frente de ar

Questão 1

(Fuvest) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5 °C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo com o Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.

Ilustração de duas frentes de ar em exercícios.

Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações:

I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações.

II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal.

III. O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

Resolução: Alternativa C

A imagem mostra a aproximação de uma frente fria, o que claramente condiciona instabilidade no tempo atmosférico, eliminando, assim, a afirmação III. Nesse caso, há a formação de nuvens de tempestade (cumulonimbus), que provocam chuvas intensas e tempestades. Portanto, as afirmações I e II estão corretas.

Questão 2

As frentes de ar, ou frentes atmosféricas, são sistemas que se originam:

a) da aproximação entre uma frente quente e uma frente fria.

b) do afastamento de massas de ar de características contrastantes.

c) do afastamento entre uma frente quente e uma frente fria.

d) da aproximação de massas de ar de características contrastantes.

Resolução: Alternativa D

É o encontro de duas massas de ar de características opostas e contrastantes que dá origem a uma frente atmosférica ou de ar.

Fontes

ANDRADE, Kelen Martins. Climatologia e comportamento dos sistemas frontais sobre a América do Sul. Mestrado em Meteorologia, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2005. Disponível em: http://bibdigital.sid.inpe.br/.

IAG/ACA. Frentes e frontogêneses. Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais (MASTER) – Departamento de Ciências Atmosféricas (ACA), IAG/USP, [s.d.]. Disponível em: http://master.iag.usp.br/pr/ensino/sinotica/aula09/.

INMET. Glossário. Instituto Nacional de Meteorologia, [s.d.]. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/glossario/glossario.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/frente-de-ar.htm