Dermatite

A dermatite é uma inflamação da pele desencadeada por diversos fatores, como condições genéticas, problemas no sistema imune, exposição a substâncias irritantes ou alérgenos.

Dermatite é uma inflamação na pele que pode acontecer em diferentes regiões do corpo e ser desencadeada por fatores diversos, o que faz com que ela seja classificada em tipos específicos. A dermatite de contato, por exemplo, é um tipo desencadeado pelo contato com alguma substância irritante ou alérgeno.

A dermatite pode ser desencadeada por fatores relacionados ao sistema imune, fatores genéticos ou fatores externos, como substâncias que causam a irritação da pele. Os principais sintomas da dermatite incluem: desenvolvimento de manchas vermelhas na pele, inchaço, coceira intensa, descamação ou formação de bolhas, podendo variar em gravidade e tipo, dependendo da causa específica.

Leia também: Psoríase — outra doença cutânea bastante comum

Resumo sobre dermatite

O que é dermatite?

Dermatite é uma inflamação da pele que pode ocorrer em diferentes partes do corpo. Existem diversos tipos de dermatite que são classificados de acordo com o fator que desencadeia a reação inflamatória e do local do corpo em que a inflamação ocorre. A dermatite atópica é um tipo, por exemplo.

Qual é a causa da dermatite?

A dermatite pode ser causada por diferentes fatores relacionados tanto ao sistema imune quanto a fatores genéticos ou fatores externos.

Veja também: Urticária é um problema contagioso?

Quais são os sintomas da dermatite?

A dermatite causa sintomas como:

É importante ressaltar que os sintomas e sua intensidade variam de acordo com o tipo de dermatite e de pessoa para pessoa.

Tipos de dermatite

As dermatites são classificadas em tipos diferentes dependendo da região do corpo em que ocorrem e do fator que as desencadeia. Vejamos alguns tipos a seguir:

Lesões da dermatite atópica na pele.
Lesões da dermatite atópica na pele.
Dermatite de estase em duas pernas com varizes.
A dermatite de estase é desencadeada por problemas circulatórios. A inflamação atinge principalmente os membros inferiores.

Diagnóstico da dermatite

O diagnóstico da dermatite deve ser feito por um médico clínico geral ou dermatologista com base na avaliação dos sintomas e do histórico clínico e familiar. Aqui estão alguns pontos que podem ser abordados para o diagnóstico:

É importante que o paciente forneça informações detalhadas sobre seus sintomas e histórico para ajudar o médico a fazer um diagnóstico preciso. Com base no diagnóstico, o profissional de saúde pode recomendar um plano de tratamento personalizado para gerenciar a dermatite de forma eficaz.

Tratamento da dermatite

O tratamento da dermatite deve ser realizado com acompanhamento médico e depende do tipo específico da condição e da gravidade dos sintomas. Entre alguns tipos de tratamento, existem:

É importante ressaltar que o tratamento para dermatite deve ser personalizado de acordo com o diagnóstico específico feito por um profissional de saúde, preferencialmente um dermatologista. Caso esteja enfrentando sintomas de dermatite, é aconselhável consultar um médico para avaliação e orientação adequadas.

Saiba mais: Varizes — como se formam, complicações, como prevenir

Como evitar a dermatite?

Alguns tipos de dermatite não podem ser evitados, como aqueles desencadeados por fatores genéticos. Ainda nesses casos, os sintomas da dermatite podem ser amenizados por meio de cuidados como:

Caso exista a suspeita de que a dermatite esteja se desenvolvendo, é aconselhável consultar um dermatologista. Um profissional de saúde pode fornecer orientações específicas de como evitar o aparecimento da dermatite em cada caso.

O que pode piorar a dermatite?

Alguns fatores podem piorar a dermatite, como:

É importante identificar os fatores específicos que desencadeiam ou agravam a dermatite em cada caso. Consultar um dermatologista é fundamental para obter orientações personalizadas sobre como gerenciar a condição e evitar substâncias ou situações que possam piorá-la.

Fontes

Dermatitis. Cleveland Clinic. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/4089-dermatitis#management-and-treatment

Eczema. Sociedade brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/eczema/

Eichenfield L. F. et al. Guidelines of care for the management of atopic dermatitis: section 1. Diagnosis and assessment of atopic dermatitis. J Am Acad Dermatol. Fev. 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24290431/

Leite, R. M. S., Leite, A. A. C., & Costa, I. M. C. (2007). Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia. Anais Brasileiros de Dermatologia, 82, 71-78. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/6np5YgBFmxvJw3jJTt5Fv6M/?format=pdf&lang=pt.

RUENGER, T. Definição de dermatite. Manual MSD. Jan. 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-dermatol%C3%B3gicos/dermatite/defini%C3%A7%C3%A3o-de-dermatite


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/doencas/dermatite.htm