Viroses

As viroses são doenças causadas por vírus e geralmente provocam febre e indisposição. Quando elas ocorrem, recomendam-se hidratação, descanso e boa alimentação.

Muitos de nós, diante de febre e indisposição, já fomos ao médico e recebemos o diagnóstico de “virose”. Esse termo significa que estamos com alguma doença provocada por vírus.

→ O que são vírus?

Vírus são organismos acelulares formados por DNA e/ou RNA e envoltos por uma cápsula proteica. São seres incapazes de replicar-se fora de uma célula, sendo chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Ao penetrar no meio intracelular, o vírus comanda o metabolismo da célula, fazendo com que ela trabalhe em prol da multiplicação das partículas virais.

Os vírus não são considerados seres vivos por um grande grupo de pesquisadores, uma vez que, fora de uma célula, eles ficam inertes. Entretanto, alguns estudiosos acreditam que eles são seres vivos, haja vista que possuem material genético, são capazes de reproduzir-se e sofrem evolução.

→ Como contraímos uma virose?

Os vírus podem entrar em contato com o nosso corpo de várias maneiras, como pelas vias respiratórias, via fecal-oral, via sexual, sangue contaminado e até mesmo por transplante de órgãos. A forma como adquirimos o vírus está diretamente ligada à forma como ele se desenvolve no organismo.

De maneira geral, podemos citar como medidas preventivas contra as viroses: evitar locais com grande aglomeração de pessoas, manter em dias as vacinas, ter bons hábitos de higiene, beber água tratada e alimentar-se bem.

→ Por que os médicos diagnosticam tantos casos como viroses?

Existe uma grande quantidade de vírus que causam doenças no organismo. Alguns grupos de vírus causam sintomas relativamente fáceis de serem reconhecidos por um médico e é por isso que, muitas vezes, o diagnóstico é rápido. Geralmente os vírus causam sintomas como febre, cansaço e falta de apetite. Apesar de não saber qual é o vírus causador, a ideia de que um vírus está causando a doença já ajuda a tomar as primeiras providências no que diz respeito ao tratamento.

Os médicos, ao diagnosticarem uma virose, recomendam algumas condutas importantes, tais como repouso, hidratação e alimentação adequada. Para aliviar os sintomas, como dores e febre, pode ser recomendado o uso de medicamentos. Muitas vezes, são feitos exames para confirmar o diagnóstico, entretanto, infelizmente, alguns exames são bastante demorados, e a cura da doença ocorre antes mesmo da confirmação do diagnóstico.

→ Algumas importantes viroses

Atenção: Para saber mais sobre as doenças causadas por vírus, clique aqui!

Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/viroses.htm