Quando se aproxima a data da Páscoa, muitos símbolos que a prenunciam podem ser observados nos mais diversos lugares. Um exemplo banal pode ser constatado em quaisquer supermercados de médio ou grande porte: fileiras e mais fileiras de ovos de chocolate, não raro acompanhados de cartazes com imagens do famoso coelhinho da Páscoa.
Entretanto, a despeito da popularidade desses símbolos, geralmente não cuidamos em conhecer a fundo os seus significados. Para saber mais sobre os símbolos da Páscoa, é necessário conhecer um pouco da história dessa celebração.
Leia também: Carnaval – comemoração que precede a Quarta-Feira de Cinzas
Sabemos que a Páscoa é, no mundo ocidental, desde o início da Idade Média, celebrada pelos cristãos e, assim como várias das celebrações cristãs, possui vínculo com a tradição judaica. Ao longo dos séculos em que a Europa foi cristianizada, muitos elementos de culturas pagãs também foram assimilados pela Igreja e conectados com seus rituais. Os símbolos banais citados no parágrafo anterior, o coelho e os ovos, por exemplo já eram símbolos presentes em culturas do norte da Europa.
A Páscoa, para o mundo cristão, marca a celebração da Ressurreição de Cristo e, geralmente, os símbolos que a ela estão associados remetem a essa ideia. Os ovos e o coelho faziam parte de antigos rituais germânicos e representavam divindades ligadas à ideia de fertilidade, como Ostara, deusa da primavera. Como a primavera é a estação do ano em que há uma espécie de “renascimento” da vegetação, após os invernos rigorosos da Europa, esses símbolos passaram a representar também a Ressurreição de Cristo.
Coelho: entre os germânicos, era o primeiro animal a sair da toca, após o inverno, e começar a reproduzir-se.
Ovos: esses, por sua vez, para os mesmos povos, eram pintados e ornamentados para serem entregues como presentes durante a primavera.
Veja também: História do Papai Noel – origem de uma das figuras que simbolizam o Natal
Além desses dois símbolos, temos também os símbolos que estão diretamente associados à liturgia católica. É o caso dos seguintes:
Por Me. Cláudio Fernandes
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/simbolos-pascoa.htm