Primeiro mundo

Os países de primeiro mundo apresentam elevado nível de desenvolvimento econômico e excelentes indicadores sociais, o que reflete na qualidade de vida de sua população.

Primeiro mundo é a classificação atribuída aos países que apresentam elevado nível de desenvolvimento econômico e social, com excelentes indicadores de qualidade de vida. A expressão teve origem com a teoria dos mundos, que dividiu os países em três grupos diferentes na segunda metade do século XX, em um contexto de Guerra Fria. Com o fim desse contexto geopolítico, a terminologia foi entrando em desuso, na medida em que novos critérios de classificação foram sendo adotados, deixando-se de lado o alinhamento político e ideológico. Os países de primeiro mundo são, hoje, melhor conhecidos como países desenvolvidos.

Leia também: Quais são os países do globo?

Resumo sobre o primeiro mundo

O que são países de primeiro mundo?

A expressão “países de primeiro mundo” é utilizada para designar um conjunto de países que apresentam elevado nível de desenvolvimento social e econômico. Embora essa terminologia ainda seja muito utilizada atualmente, ela foi criada no período da Guerra Fria, em um contexto geopolítico bastante distinto do atual e, por essa razão, tem caído em desuso. Os países pertencentes ao chamado primeiro mundo são conhecidos atualmente como países desenvolvidos.

O que é teoria dos mundos?

A teoria dos mundos é uma teoria de regionalização do espaço mundial que surgiu na segunda metade do século XX, após o final da Segunda Guerra Mundial. A primeira menção acadêmica a uma divisão tripartite do mundo é atribuída ao demógrafo francês Alfred Sauvy (1898-1990), que, na década de 1950, utilizou a expressão “terceiro mundo” para se referir aos países que não estavam alinhados com nenhuma das duas grandes potências da época.

A divisão dos países em três grupos diferentes levava em consideração, em primeiro lugar, o alinhamento político e ideológico em um contexto de bipolaridade global, quando os Estados Unidos e a extinta União Soviética disputavam a hegemonia de poder em escala internacional. O nível de desenvolvimento de cada uma das nações também contribuiu para a sua classificação. Com a dissolução da União Soviética, em 1991, a teoria dos mundos se tornou obsoleta. Para saber mais sobre essa teoria e seu contexto, clique aqui.

Fatores usados para definir países de primeiro mundo

Durante a Guerra Fria, os principais critérios utilizados para a definição dos países de primeiro mundo foram a adoção do sistema econômico capitalista e, consequentemente, o alinhamento das nações com o bloco liderado pelos Estados Unidos. Foi nisso que Alfred Sauvy se baseou quando escreveu o artigo “Três mundos, um planeta”, de 1952, descrito como uma das bases do surgimento da teoria dos mundos.

 Paisagem urbana de Zurique, capital da Suíça, país de primeiro mundo.
Paisagem urbana de Zurique, capital da Suíça. O país é um exemplo de nação de primeiro mundo, ficando em primeiro lugar no ranking de IDH.[1]

As transformações na conjuntura política internacional provocaram mudanças na classificação dos países de primeiro mundo, com a adoção de novos critérios para a sua identificação. Esses novos critérios incluem:

Lista de países de primeiro mundo

São considerados países de primeiro mundo aquelas nações com alto nível de desenvolvimento socioeconômico. O principal indicador utilizado para se mensurar o desenvolvimento de um país atualmente é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que se baseia em aspectos sociais, como a educação e a saúde, e a renda de determinado território. Com base nisso e na teoria dos mundos, listamos os 10 países com maior IDH e que podem ser considerados de primeiro mundo.

Países de primeiro mundo*

País

IDH

Suíça

0,962

Noruega

0,961

Islândia

0,959

Austrália

0,951

Dinamarca

0,948

Suécia

0,947

Irlanda

0,945

Alemanha

0,942

Países Baixos

0,941

*Hong Kong aparece na 4ª posição entre os maiores valores de IDH do mundo (0,952). Entretanto, não é considerado um país, e sim um território autônomo ligado à China.

O Brasil é um país de primeiro mundo?

O Brasil não atende aos critérios para ser considerado um país de primeiro mundo. A economia brasileira, embora figure entre as 15 maiores do planeta, segundo dados atuais do FMI, apresenta ainda uma indústria pouco desenvolvida e com menor nível tecnológico comparativamente aos países integrantes do grupo.

A urbanização brasileira aconteceu tardiamente e de maneira rápida, e a rede de infraestrutura social do país, ainda hoje, não contempla toda a população urbana. Problemas de infraestrutura, principalmente a falta de acesso a serviços básicos, são também identificados na zona rural. Soma-se a isso o processo histórico de formação socioeconômica e territorial — a base da profunda desigualdade socioeconômica do país.

Considerando a teoria dos mundos, o Brasil era tido como um país de terceiro mundo, juntamente de outras nações latino-americanas. No entanto, diante da nova nomenclatura e da análise detalhada dos aspectos socioeconômicos do país, o Brasil passa a ser classificado como um país emergente (ou em desenvolvimento).

Diferenças entre países de primeiro, segundo e terceiro mundo

Vista da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, Estados Unidos, país de primeiro mundo.
Os Estados Unidos lideravam o conjunto de países do primeiro mundo. Ainda hoje é considerado uma nação altamente desenvolvida.

O fim da bipolaridade mundial após a dissolução da União Soviética mudou completamente a classificação de países de segundo mundo. Atualmente se fala em países emergentes ou em desenvolvimento, grupo em que se enquadra Brasil, China, Índia, México e África do Sul, por exemplo.

Exercícios resolvidos sobre primeiro mundo

Questão 1

(Enem) “A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.”

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a:

a) saturação do setor secundário.

b) ampliação dos direitos laborais.

c) bipolarização do poder geopolítico.

d) consolidação do domínio tecnológico.

e) primarização das exportações globais.

Resolução: Alternativa D

Os países de primeiro mundo, os países desenvolvidos, têm se mantido nas posições mais elevadas da hierarquia mundial graças à constante modernização de sua economia e à consolidação do domínio tecnológico nos mais diversos segmentos.

Questão 2

A teoria dos mundos foi bastante utilizada na segunda metade do século XX para a divisão do espaço mundial em três grupos de países: de primeiro, de segundo e de terceiro mundo. Os critérios para a sua classificação eram baseados no alinhamento político e ideológico e no nível de desenvolvimento social e econômico. A terminologia caiu em desuso, mas ainda é empregada em algumas ocasiões. Identifique, a seguir, três nações que podem ser classificadas como países de primeiro mundo:

a) Estados Unidos, Rússia e Austrália.

b) Alemanha, Estados Unidos e México.

c) Brasil, México e China.

d) Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia.

e) Etiópia, Haiti e Moçambique.

Resolução: Alternativa D

Segundo critérios de desenvolvimento econômico e excelentes indicadores sociais, Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia são países considerados de primeiro mundo ou desenvolvidos. As alternativas C e E apresentam, respectivamente, exemplos de países emergentes (segundo mundo) e subdesenvolvidos (terceiro mundo).

Créditos da imagem

[1] gowithstock / Shutterstock

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primeiro-mundo.htm