As 5 competências da redação do Enem

As 5 competências da redação do Enem são a matriz de referência que padroniza o processo de avaliação e pontuação dos textos. Cada competência avalia um aspecto do texto.

As 5 competências da redação do Enem são:

Cada competência se debruça num aspecto do texto, no intuito de fornecer uma avaliação padronizada aos milhares de concorrentes. Para conseguir uma boa nota, o candidato deve ter bom desempenho em todas as competências.

Confira no nosso podcast: Por que não se deve usar um modelo pronto de redação?

Resumo sobre as 5 competências da redação do Enem

  1. domínio da norma culta da língua portuguesa;
  2. compreensão do tema, adequação ao tipo textual e uso do repertório cultural;
  3. capacidade de selecionar, de interpretar e de relacionar informações para a sustentação de um ponto de vista sobre o tema;
  4. uso de conectivos e de operadores argumentativos;
  5. construção da proposta de intervenção.

Videoaula sobre as 5 competências da redação do Enem

Qual a estrutura da redação do Enem?

A redação do Enem é um texto em prosa, do tipo textual dissertativo-argumentativo, no qual o aluno deve abordar um tema e defender um ponto de vista sobre ele, concluindo com uma proposta de intervenção para amenizar ou solucionar o problema indicado. Para padronizar a correção de milhares de redações, o exame elaborou uma matriz de referência.

A matriz da redação Enem é dividida em cinco competências, cada uma vale 200 pontos, e, juntas, totalizam os 1000 pontos da redação. Cada competência examina um aspecto diferente do texto e é subdivida em diferentes níveis, que servem para pontuar o desempenho do candidato.

O que é avaliado em cada uma das 5 competências da redação do Enem?

Ilustração de um termômetro medindo a pontuação de uma competência da redação do Enem.
Cada competência da redação do Enem recebe pontuação de 0 a 200. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Examina o domínio das regras e convenções gramaticais da língua portuguesa. Alguns dos aspectos analisados nesse tópico são:

Confira dicas para tirar nota máxima na competência 1 da redação do Enem aqui.

Examina três eixos principais:

Se ainda ficou com dúvidas sobre como abordar o tema e desenvolver o tipo textual da redação do Enem, clique aqui.

Examina a evidência ou não de um projeto de texto. Esse projeto se refere à organização pré-textual e compreende as quatro etapas:

A competência 3 exige que o candidato saiba sustentar sua opinião. Para mais detalhes sobre a avaliação dessa competência, leia nosso artigo.

Examina o uso de conectivos e operadores argumentativos para estabelecer conexão entre as diferentes partes do texto e evidenciar as relações e interpretações estabelecidas. É fundamental que as partes do texto façam sentido em si mesmas, em relação umas com as outras e em relação ao tema. Veja melhor como isso pode ser feito clicando aqui.

Examina a proposta de intervenção, que precisa apresentar cinco elementos para que seja considerada completa:

Além disso, a competência 5 exige que a proposta do texto respeite os direitos humanos. Caso queira conferir um passo a passo para a elaboração de uma proposta de intervenção, bem como um exemplo, leia nosso texto.

Dicas para tirar nota máxima nas 5 competências da redação do Enem

Analisando as cinco competências da redação Enem, percebe-se que muitos aspectos são examinados e considerados na correção. Sendo assim, o candidato necessita de uma formação integral, pois nenhum tópico pode compensar outro. A seguir, uma lista com dicas para ter um bom desempenho no texto do Enem. Ela está dividida em duas categorias: dicas para antes da prova e dicas para o momento da prova.

Antes da prova:

Na hora da prova:


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/as-5-competencias-da-redacao-do-enem.htm