Planaltos

Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. Um exemplo no Brasil é o Planalto Central Brasileiro.

Planaltos são unidades de relevo relativamente planas e localizadas em regiões de altitudes elevadas. Geralmente se situam acima de 300 metros do nível do mar e são limitados em um dos seus lados por uma superfície rebaixada.

Classificação dos planaltos conforme suas formações rochosas

→ Planaltos sedimentares: formados por rochas sedimentares, o que resultou da elevação das regiões de bacias sedimentares provocada por agentes endógenos de modificação do relevo (exemplo: tectonismo).

→ Planaltos cristalinos: formados por rochas ígneas intrusivas e metamórficas. São originados pelo desgaste de montanhas por meio de agentes exógenos de modificação do relevo (exemplo: ação da água e dos ventos)

→ Planaltos basálticos: formados por rochas ígneas extrusivas. São originados pelas erupções vulcânicas e consequente solidificação do magma na superfície.

Classificação dos planaltos segundo a sua estrutura geológica

De maneira geral, os planaltos podem ter duas origens segundo a estrutura geológica:

→ Situados nas bacias sedimentares de origem antiga e caracterizados pela presença de serras e morros em um de seus lados. Um exemplo desse planalto é a Chapada da Bacia do Paraná.

→ Situados em escudos cristalinos, estruturas mais antigas caracterizadas como áreas mais resistentes e onde há exploração de recursos minerais. Um exemplo desse planalto no Brasil são as Serras Leste-Sudeste.

Os planaltos são formados por meio de processos erosivos, fenômenos que provocam o desgaste e transformação do solo. Nesses processos, sedimentos são retirados e transportados de uma superfície à outra. A erosão pode ser provocada por agentes internos, como tectonismo e vulcanismo, ou agentes externos, como ação da água e do vento, que podem elevar ou rebaixar as superfícies. Nos planaltos, os processivos erosivos são bastante intensos, originando paisagens com formas onduladas e irregulares.

Erosão provocada pela ação da água
Erosão provocada pela ação da água

Particularidades

Os planaltos possuem paisagens acidentadas causadas por processivos erosivos, que liberam sedimentos para as áreas mais baixas, dando origem a depressões e planícies. Regiões de planaltos costumam apresentar morros, serras ou elevações de topo plano.

Chapada Diamantina, localizada no Planalto Atlântico, na Serra do Espinhaço, estados da Bahia e Minas Gerais
Chapada Diamantina, localizada no Planalto Atlântico, na Serra do Espinhaço, estados da Bahia e Minas Gerais

Maiores planaltos do mundo

Os planaltos podem ser encontrados ao longo de todo o planeta. Apresentam-se em diferentes altitudes, estando geralmente acima dos 300 metros e podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude. Os principais planaltos do mundo são:

1. Planalto do Tibete (localizado na China)

2. Planalto da Etiópia

3. Planalto do Decão (situado na Índia)

4. Planalto do Colorado (localizado no sudoeste dos Estados Unidos)

5. Planalto Brasileiro

O maior deles é o Planalto do Tibete, localizado na China. Esse planalto encontra-se a mais de 4500 metros de altitude.

Planalto do Tibete, localizado na China
Planalto do Tibete, localizado na China

Planalto Brasileiro

Segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Saber1, cerca de 75% do território nacional é ocupado por planaltos. Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.

Nota

1BOLIGIAN, L; MARTINEZ, R; GARCIA, W; ALVES, A. Geografia: Espaço e Vivência. São Paulo: Atual Editora, 2001.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/planaltos.htm