Resenha

Resenha é um gênero textual que traz levantamentos de alguma obra (livro, filme etc.) sob o ponto de vista de um leitor. Esse gênero pode apresentar um viés crítico ou não.

A resenha é um gênero textual capaz de transportar os sentidos do texto para uma compreensão que é exposta e reproduzida com base nas percepções que o leitor teve da obra. A resenha é um gênero que está inserido em diferentes âmbitos da sociedade, especialmente no campo acadêmico.

Leia mais: Crônica narrativa – gênero marcado por ações breves com tempo e espaço determinados

O que é resenha?

Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.

Veja um exemplo|1|:

“O livro de Álvaro Marchesi é instigador em vários sentidos, a começar pelo título. Trata-se de uma obra que retoma os problemas de aprendizagem em suas múltiplas perspectivas, mostrando que é possível estabelecer políticas efetivas para enfrentar o problema do fracasso escolar. [...]

É sempre instigador pensarmos que, apesar de haver enorme quantidade de pesquisas sobre o tema do fracasso escolar, tão pouco tenha mudado nas últimas décadas. Álvaro Marchesi ajuda-nos a entender a razão desse fato. [...]”

Note que o autor propicia ao leitor da resenha informações básicas sobre a obra resenhada, como seu tipo, suas problematizações e seus objetivos. Note também que o resenhista dá ênfase ao seu discurso em relação ao discurso do autor.

Tipos de resenha

Características da resenha

O texto precisa apresentar detalhadamente as principais informações da obra resenhada, veja:

Veja também: Ata – gênero responsável por documentar deliberações e discussões

Como se faz uma resenha?

A composição de uma resenha exige a obediência às seguintes estruturas:

A resenha apresenta algumas características fundamentais que não podem ser deixadas de lado.
A resenha apresenta algumas características fundamentais que não podem ser deixadas de lado.

- O que falta ao livro/filme/obra resenhada para aprofundar o assunto?

- A obra resenhada é útil para algum trabalho acadêmico ou de outra natureza?

- A leitura é agradável?

- Para quem esta obra é dirigida?

Acesse também: Elementos da comunicação – aspectos presentes no fluxo comunicativo

Diferença entre resumo e resenha

É comum haver confusões entre esses dois gêneros, no entanto, é importante destacar que o resumo integra a resenha.

No resumo, retira-se de um texto matriz apenas as informações mais importantes. Nele não deve constar posicionamento crítico do autor e relação a outras obras.

Na resenha, trata-se de um levantamento de informações em relação a uma obra. Esses levantamentos são articulados e relacionados, conforme exposto. Para saber mais informações dessa diferenciação, leia: Diferenças entre resenha crítica e resumo.

Nota

|1| Leitura, interpretação e produção textual./ Maria Divanira de Lima Arcoverde, Rossana Delmar de Lima Arcoverde. – Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. Página 7.

 

Por Marcelo Sartel
Professor de Gramática


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-resenhauma-forma-recriacao-textual.htm