A química do querosene

Muito utilizado em aviões, o querosene apresenta em sua composição química hidrocarbonetos derivados do naftaleno e do fenantreno.

O querosene é um conhecido líquido derivado do petróleo, principalmente porque é o combustível utilizado em aviões. A partir de 1800, o querosene começou a ser usado em lamparinas. Nos dias atuais, existem diversas formas de iluminar um local, como um acampamento, mas o querosene ainda é usado para esse fim.

                                                                                                Modelo de lamparina utilizada para iluminação

A utilização desse líquido no dia a dia resume-se, muitas vezes, a dissolver um componente apolar, ainda mais levando em consideração seu odor desagradável.

Neste texto, nosso objetivo é tratar sobre as particularidades e, principalmente, sobre a química do querosene.


Método de obtenção

O método de obtenção do querosene é físico, com a utilização do petróleo, no processo de separação de misturas denominado destilação fracionada. Como o petróleo é uma mistura homogênea formada por diversos líquidos, essa é uma forma possível de separá-los.

O querosene é obtido quando, na destilação do petróleo, os termômetros marcam temperaturas em torno de 150 °C e 300 °C. Essa temperatura é intermediária em relação à obtenção dos líquidos gasolina e óleo diesel.


Desenho esquemático da torre de destilação do petróleo


A química do querosene

Por ser um dos componentes do petróleo, e este ser uma mistura de hidrocarbonetos, o querosene também tem essa composição, entretanto, é formado por hidrocarbonetos que apresentam de 9 a 13 carbonos, a maioria aromática, derivados do naftaleno e fenantreno.


Fórmula estrutural do naftaleno

 


Fórmula estrutural do fenantreno


Características principais do querosene

Após ser obtido na destilação fracionada, o querosene pode sofrer alguns tratamentos físico-químicos, de acordo com a sua finalidade:

→ Pós-destilação (querosene básico): Possui características básicas, que são verificadas em qualquer tipo de querosene.


→ Para aviação:


→ Para iluminação ou industrial:


Utilizações gerais do querosene


Por Me. Diogo Lopes Dias


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/a-quimica-querosene.htm