População relativa e população absoluta

Os conceitos de população relativa e população absoluta são importantes para a análise e gestão do espaço geográfico.

População absoluta

População absoluta é o número total de habitantes de um dado lugar. Esse número é obtido a partir de levantamentos gerais da população. Para se chegar a esse número, é necessário fazer a contagem de todas as pessoas que habitam o território analisado.

No Brasil, essa tarefa fica a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza de dez em dez anos o recenseamento geral da população. O chamado Censo tem a função de recolher informações, como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outros dados importantes.

Países com maior população absoluta:

População relativa

Esse indicador demográfico é também conhecido como densidade demográfica ou densidade populacional e é obtido pela divisão do total da população absoluta de um determinado território pela área na qual essa população está distribuída. Com essa informação, é possível analisar a proporção da população em termos de ocupação em relação ao território.

Calcular a população relativa ou densidade demográfica de um dado território é fácil. Observe a explicação abaixo:

*Estimativa IBGE

Diferença entre populoso e povoado

Uma região pode ser muito populosa e não ser muito povoada. Esses adjetivos referem-se a conceitos distintos. Vejamos:

Em suma, o termo populoso faz referência à população absoluta, ou seja, o número total de habitantes. Já o termo povoado considera também a distribuição de pessoas no território.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-relativa-populacao-absoluta.htm