Alumínio

O alumínio, que é um metal pertencente à família do Boro (IIIA), é bastante utilizado no setor industrial e em itens do nosso dia a dia.

O alumínio é um elemento químico cuja sigla é Al, apresenta número atômico igual a 13 e número de massa aproximadamente igual a 27 u (“u” significa unidade de massa atômica e representa 1/12 da massa atômica do elemento carbono). Assim, um átomo de alumínio é 2,25 vezes mais pesado que um átomo de carbono.

Trata-se de um elemento de característica metálica (metal) e está localizado no terceiro período da família do Boro (família IIIA), na Tabela Periódica, sendo, portanto, um elemento representativo.

Neste texto, você terá acesso a tudo o que você precisa saber sobre o Alumínio! Vamos lá?

a) Características atômicas

Como o número atômico e o número de massa do alumínio são, respectivamente, 13 e 27, a quantidade de partículas presentes em um átomo desse elemento é:

Veja a distribuição eletrônica fundamental dos treze elétrons presentes no átomo de alumínio:

Distribuição eletrônica dos elétrons de um átomo de alumínio
Distribuição eletrônica dos elétrons de um átomo de alumínio

Como podemos ver, o subnível mais energético (último local a receber energia) de um átomo de alumínio é o 3p1. A realização da distribuição geométrica confirma que o 3p1 também é o subnível mais externo do átomo de alumínio, como podemos observar abaixo:

Distribuição geométrica dos elétrons de um átomo de alumínio
Distribuição geométrica dos elétrons de um átomo de alumínio

b) Ocorrência na natureza e forma de obtenção

→ Ocorrência na natureza:

O alumínio é encontrado na natureza apenas na forma de minério, ou seja, faz parte da composição de uma substância mineral. O minério mais comum em que encontramos o alumínio é a bauxita:

→ Forma de obtenção:

Para obter o alumínio, é necessária a realização de dois métodos fundamentais: o método de Bayer e o método Hall-Heroult.

Nesse método, é realizada a eletrólise ígnea da alumina. Veja as etapas:

c) Propriedades físicas do Alumínio

As principais propriedades físicas do elemento alumínio são:

OBS.: Podemos reciclar o metal alumínio de forma infinita, independentemente do uso ou formato que ele apresentou anteriormente.

d) Propriedades químicas

As principais propriedades químicas que o alumínio apresenta são:

e) Ligas de alumínio

O alumínio é muito utilizado na forma de ligas metálicas. Essas ligas metálicas são formadas a partir da simples mistura do metal alumínio com outros metais ou não metais. Abaixo temos alguns exemplos de ligas metálicas de alumínio:

f) Utilizações do alumínio


Por Me. Diogo Lopes Dias


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/aluminio.htm