Artemis II

A Artemis II é uma missão tripulada da Nasa que vai sobrevoar a superfície lunar e promover testes com o objetivo de preparar os seres humanos para novos pousos na Lua.

Artemis II é uma missão tripulada da Nasa que tem como objetivo testar a espaçonave Orion em conjunto com os procedimentos necessários a serem adotados em meio a uma viagem de longa distância que vai marcar o retorno do ser humano à Lua. A Artemis II, no entanto, é uma missão de sobrevoo, o que significa que não tem nenhum pouso previsto na superfície lunar. Ela pode ser entendida como uma missão de preparo para a Artemis III, prevista para o ano de 2027.

Depois de ter sido adiada, a Artemis II será lançada em fevereiro de 2026, e a duração estimada é de 10 dias. Quatro profissionais integram o seleto grupo de apenas quatro tripulantes da Artemis II, grupo esse formado por três estadunidenses e por um canadense. O sucesso dessa missão é de extrema importância para que os seres humanos voltem para a Lua depois de mais de meio século, além de viabilizar a realização de missões de permanência na superfície lunar e, ainda, de voos ainda mais distantes no espaço profundo.

Leia também: O que é o Programa Artemis?

Resumo sobre a Artemis II

  • Artemis II é uma missão tripulada da Nasa que vai sobrevoar a superfície da Lua e a região do espaço próxima ao satélite natural.
  • Seu principal objetivo é confirmar a capacidade da nave Orion e do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) de carregar uma tripulação até o espaço profundo, muito além da órbita próxima da Terra.
  • O objetivo maior da Artemis II é preparar os equipamentos e testar os procedimentos operacionais para o retorno do ser humano à Lua com a Artemis III, prevista para 2027, e a condução de novas missões prolongadas, com astronautas, na superfície lunar.
  • A tripulação da Artemis II é formada por quatro astronautas, sendo três estadunidenses e um canadense. Dentre eles, está a primeira pessoa negra e a primeira mulher a voarem para a Lua.
  • Os tripulantes da Artemis II são:
    • Reid Wiseman, comandante;
    • Victor Glover, piloto;
    • Christina Hammock Koch, especialista de missão;
    • Jeremy R. Hansen, especialista de missão.
  • A missão Artemis II está prevista para acontecer no mês de fevereiro de 2026, com duração aproximada de 10 dias.

O que é a missão Artemis II?

Logo da missão Artemis II. [imagem_principal]
A Artemis II é uma missão da Nasa que visa preparar o retorno do ser humano à Lua.

A missão Artemis II é uma missão espacial conduzida pela Nasa que visa a realizar novos testes no sistema operacional da espaçonave Orion em um sobrevoo na Lua e nas regiões próximas a ela. A Nasa é a agência espacial dos Estados Unidos, e sua sigla corresponde a National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).

Essa será uma missão com uma tripulação de quatro pessoas, sendo a primeira vez que o ser humano retornará para perto do satélite natural e sairá da órbita baixa do planeta Terra em mais de meio século. Caso seja bem-sucedida, a Artemis II abrirá espaço para a concretização da missão Artemis III, quando, de fato, astronautas pousarão pela segunda vez na superfície lunar.

Objetivos da Artemis II

O principal objetivo da Artemis II é promover testes no sistema operacional da nave Orion e do superfoguete lunar chamado Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês). Além dos equipamentos, os astronautas selecionados deverão colocar à prova diversas operações que são fundamentais para a execução de um pouso seguro, o que deverá ser feito somente em um futuro não muito distante. Isso porque a Artemis II é uma missão de sobrevoo, não havendo nenhum tipo de descida prevista na superfície lunar, esperada para acontecer apenas na Artemis III.

Assim sendo, e conforme esquematizado em artigo|1| do portal Space.com, a próxima missão da Nasa deverá avaliar quatro pontos principais:

  • Planejamento das missões e desempenho das operações necessárias.
  • Desempenho do sistema operacional e das espaçonaves utilizadas.
  • Capacidade de permanência da tripulação e as suas interfaces.
  • Capacidade de orientação, de navegação e de comunicação, sobretudo, com a base.

Para que isso seja possível, a Orion avançará aproximadamente 7.500 quilômetros além da órbita lunar e realizará um movimento de retorno para dar uma volta no satélite, passando, inclusive, pelo famoso lado oculto da Lua, e, então, seguirá seu caminho de volta para o planeta Terra. Aliás, a missão dependerá exclusivamente do campo gravitacional Terra-Lua para alcançar a superfície terrestre novamente, o que significa que o retorno não dependerá de propulsão dos motores. Por isso, a Nasa classificou essa como uma missão eficiente em termos de economia de combustível.

A realização do trajeto descrito acima é o que tornará possível a comprovação da capacidade dos equipamentos de não apenas conduzirem os astronautas até a Lua novamente, como, também, de mantê-los em segurança no espaço profundo, em uma região que está mais afastada da órbita mais próxima da Terra.

Confira também: Apollo 11 — detalhes sobre a expedição responsável por levar o homem à Lua

Quando vai acontecer a missão Artemis II?

A Artemis II vai acontecer no mês de fevereiro de 2026. Segundo a Nasa, essa missão partirá do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), e está prevista para ter duração total de 10 dias, tempo esse que é flexível e poderá aumentar caso novos testes sejam autorizados.

Tripulação da Artemis II

A Artemis II será uma missão com quatro tripulantes, sendo três selecionados pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e um selecionado pela CSA. A CSA é a agência espacial do Canadá, e sua sigla corresponde a Canadian Space Agency (Agência Espacial Canadense). Apresentamos cada um deles na tabela abaixo, apontando as suas respectivas funções nessa importante missão espacial.

Foto oficial da tripulação da missão Artemis II.
Foto oficial da tripulação da missão Artemis II.

Tripulação da Artemis II

Foto

Tripulante

Função na Artemis II

Reid Wiseman, parte da tripulação da Artemis II.

Reid Wiseman, astronauta da Nasa e ex-piloto da Marinha dos Estados Unidos.

Comandante

Victor Glover, parte da tripulação da Artemis II.

Victor Glover, astronauta da Nasa e ex-piloto da Marinha dos Estados Unidos. Já atuou como piloto em missão da Space-X. Será a primeira pessoa negra a viajar até a Lua.

Piloto

Christina Hammock Koch, parte da tripulação da Artemis II.

Christina Hammock Koch, astronauta da Nasa. É engenheira e detentora do recorde de mulher a permanecer por maior tempo em voo espacial individual contínuo por ter permanecido 328 dias na Estação Espacial Internacional. Participou de três caminhadas espaciais promovidas pela Nasa.

Especialista de missão

Jeremy R. Hansen, parte da tripulação da Artemis II.

Jeremy R. Hansen, astronauta da CSA. É Coronel da Força Aérea Real Canadense, sendo o primeiro de seu país a realizar um voo para a Lua.

Especialista de missão

Veja também: Neil Armstrong — grande personalidade do século XX que ficou marcado na história como o primeiro homem a ter pisado na Lua

Missão Artemis I

A Artemis I foi a primeira de um conjunto de missões da Nasa que tem como objetivo fazer com que o ser humano pise novamente na Lua e dê continuidade aos estudos do satélite natural da terra, motivo pelo qual tem sido descrita como a sucessora direta do Programa Apollo|2|, responsável pelo primeiro pouso de uma missão tripulada na superfície lunar.

Sem nenhuma tripulação, a Artemis I ficou marcada pelo lançamento da espaçonave Orion e do SLS pela primeira vez. A Orion conseguiu viajar a uma distância de 432 mil quilômetros além da órbita terrestre, maior do que aquela alcançada na Apollo 13, segundo informações da Nasa. O lançamento aconteceu no dia 16 de novembro de 2022.

Foguete SLS, que levou a espaçonave Orion para o espaço e garantiu o sucesso da missão Artemis I, antecessora da Artemis II.
Imagem do foguete SLS, que levou a espaçonave Orion para o espaço e garantiu o sucesso da missão Artemis I.

Mesmo sem tripulação, foram colocados manequins no módulo de tripulação da Orion para avaliar parâmetros de temperatura, de radiação, de aceleração e de vibração, de maneira a avaliar a capacidade dos equipamentos e da espaçonave de carregar os astronautas e de realizar percursos de longa duração no espaço profundo com eles. As variações estavam sendo monitoradas por meio de sensores que foram instalados nas roupas desses manequins.

Outro teste que foi fundamental para o sucesso da Artemis I foi o retorno para a superfície terrestre a uma velocidade de 38.000 km/h, ultrapassando o escudo térmico com temperaturas de 3.000º C. A Orion retornou para a Terra no dia 11 de dezembro de 2022, depois de 25,5 dias de missão.

Notas

|1| TINGLEY, Brett. NASA's Artemis 2 mission: Everything you need to know. Space, 19 dez. 2025. Disponível em: https://www.space.com/artemis-2-humans-moon-orbit#section-what-will-artemis-2-do.

|2| REUTERS. Missão Artemis I faz história e espaçonave Orion inicia retorno para terra. CNN, 06 dez. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/missao-artemis-i-faz-historia-e-espaconave-orion-inicia-retorno-para-terra/.

Fontes

HAMBLETON, Kathryn. NASA’s First Flight With Crew Important Step on Long-term Return to the Moon, Missions to Mars. NASA, 08 abr. 2025. Disponível em: https://www.nasa.gov/missions/artemis/nasas-first-flight-with-crew-important-step-on-long-term-return-to-the-moon-missions-to-mars/.

KRAFT, Rachel H. View the Best Images from NASA’s Artemis I Mission. NASA, 21 dez. 2022. Disponível em: https://www.nasa.gov/humans-in-space/view-the-best-images-from-nasas-artemis-i-mission/.

PEIXOTO, Roberto. Artemis II: Nasa atrasa para setembro de 2025 1ª missão tripulada à Lua em 50 anos. G1, 09 jan. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2024/01/09/artemis-ii-nasa-atrasa-para-setembro-de-2025-1a-missao-tripulada-a-lua-em-50-anos.ghtml.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/artemis-ii.htm