Palavras africanas

Palavras africanas foram incorporadas e estão presentes no português brasileiro, refletindo aspectos religiosos, culturais, artísticos e da origem do nosso povo.

Palavras africanas têm origem nas línguas africanas, que são muito antigas e diversas, o que reflete a enorme variedade cultural e étnica do continente. Muitas palavras de origem africana entraram em outras línguas, inclusive no português brasileiro. O iorubá e o quimbundo foram as línguas africanas que mais impactaram o português brasileiro. Delas herdamos palavras como  “samba”, “maracatu”, “moleque”, “cafuné”, “quitanda” e “caçula”.

Leia também: Quais palavras de origem indígena estão presentes no português?

Resumo sobre palavras africanas

Lista de palavras de origem africana

A seguir, veja uma lista com palavras muito comuns no cotidiano e que têm origem em idiomas do continente africano.

abadá

cafuné

moqueca

axé

canga

muamba

banguela

canjica

muvuca

banjo

cuíca

quilombo

beleléu

dendê

quindim

berimbau

dengo

quitanda

borocoxô

engambelar

quitute

caçamba

fubá

samba

cachaça

ginga

senzala

cachimbo

jabá

xingar

caçula

maracatu

xodó

cafofo

moleque

zabumba

Origem das línguas africanas

A África é um grande continente, contando com mais de 2000 línguas faladas atualmente em seu território, tornando-o o continente mais diverso cultural e linguisticamente. A maior parte das línguas de origem africana pertence a quatro grandes famílias linguísticas:

Saiba mais: Palavras aportuguesadas — termos de origem estrangeira adaptados ao nosso idioma

Influência das línguas africanas na língua portuguesa

O Brasil tem uma forte relação histórica com várias línguas africanas, principalmente por conta do tráfico transatlântico de pessoas escravizadas entre os séculos XVI e XIX. Muitas línguas africanas influenciaram o português brasileiro, afetando a cultura, religião, culinária e arte do nosso país.

Entre essas línguas, o iorubá e o quimbundo são as que mais se relacionam com a história do Brasil. Essas foram as duas principais línguas que chegaram ao Brasil, faladas pelos povos escravizados que vinham da região da África Ocidental e Central.

Tendo origem nos territórios de países como Nigéria, Benin e Togo, o iorubá teve forte influência na religiosidade afro-brasileira, especialmente no candomblé e na umbanda, com palavras como “axé” e “ebó”. Além disso, tem influência em muitas expressões culturais e artísticas, com palavras como “samba” e “maracatu”.

Tendo origem na atual região do Congo e da Angola, o quimbundo trouxe expressões muito presentes na fala popular e cotidiana, como “moleque”, “cafuné”, “quitanda” e “caçula”.

→ Videoaula sobre palavras do quimbundo

Importância das palavras africanas

As palavras africanas têm relação profunda com diversas manifestações culturais e religiosas brasileiras, enriquecendo a expressão linguística do idioma português no território brasileiro. Foi via empréstimos linguísticos de línguas africanas que diversos termos foram incorporados à cultura brasileira, servindo como memória e resistência cultural da parcela da população brasileira que sofreu com a escravidão.

Fontes

CARTA Capital. Conheça as palavras africanas que formam nossa cultura. 17 nov. 2017. https://www.cartacapital.com.br/educacao/conheca-as-palavras-que-herdamos-da-africa/

GEYSER, Emerson. Palavras de origem africana usadas em nosso vocabulário. Portal Geledés. https://www.geledes.org.br/palavras-de-origem-africana-usadas-em-nosso-vocabulario/

PALAVRAS de origem africana para trabalhar com os alunos. Ensinar História. 12 set. 2021. https://ensinarhistoria.com.br/palavras-de-origem-africana-para-trabalhar-com-os-alunos/


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/palavras-africanas.htm