Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é uma data da liturgia dos católicos, sendo um dos dias da Semana Santa. Esse é o dia seguinte à crucificação de Jesus e o dia que antecede a Páscoa.

O Sábado de Aleluia é um dia litúrgico que faz parte da crença religiosa dos cristãos (mas não somente deles). Esse dia é parte da Semana Santa, sendo o último dia dessa semana e o dia após a crucificação e morte de Jesus Cristo. É um dia de grande expectativa, pois antecede o Domingo de Páscoa.

O Sábado de Aleluia é considerado um momento de silêncio, em respeito ao sacrifício de Jesus Cristo, mas também de devoção, com oração e meditação como formas de reforçar a própria fé. Os católicos encerram essa data com a celebração da Vigília Pascal, na noite do Sábado de Aleluia.

Leia também: O que é a Semana Santa?

Resumo sobre o Sábado de Aleluia

O que é o Sábado de Aleluia?

O Sábado de Aleluia é um dos dias da Semana Santa, sendo importante para o cristianismo. Os cristãos entendem que o Sábado de Aleluia é o dia seguinte à crucificação de Cristo, antecedendo o Domingo de Páscoa e sendo marcado pela expectativa da celebração da ressurreição de Jesus.

Também é conhecido como Sábado Santo, sendo um dia alitúrgico, quando os sacramentos, em grande parte, não são realizados, com exceção da Confissão dos Pecados e com exceções para pessoas doentes que necessitem receber os sacramentos. É um dia de silêncio e meditação e que relembra a angústia dos seguidores de Cristo, mas também é marcado pela espera da Páscoa.

Os católicos consideram que o Sábado de Aleluia se encerra no crepúsculo, pois, à noite, é realizada a Vigília Pascal, que se encerra antes do amanhecer do Domingo de Páscoa. Essa celebração é considerada pelos católicos como a mais importante do ano litúrgico do cristianismo, pois evidencia a divindade de Jesus por meio de sua ressurreição.

Quando é o Sábado de Aleluia?

O Sábado de Aleluia é celebrado pelos cristãos um dia antes da Páscoa, sendo oficialmente o último dia da Semana Santa. Do ponto de vista religioso, é o segundo dia após a crucificação de Jesus Cristo, sendo o momento da expectativa pelo Domingo de Páscoa, quando Jesus ressuscitou. O Sábado de Aleluia é uma data móvel, sendo celebrado entre os dias 21 de março e 24 de abril. Em 2025, será no dia 19 de abril.

Veja também: Domingo de Ramos — detalhes sobre o primeiro dia da Semana Santa

Significado do Sábado de Aleluia

O Sábado de Aleluia é um importante dia da tradição cristã, mesclando a dor pela crucificação e morte de Jesus com a alegria pela expectativa de sua ressurreição. É considerado um dia de reflexão, para ser vivido em silêncio, meditação e oração, em lembrança ao sofrimento que viveram aqueles que eram próximos de Jesus.

O que se deve fazer no Sábado de Aleluia?

A tradição católica do Sábado de Aleluia recomenda que ele seja cumprido como um dia de silêncio e repouso. É um dia de meditação, em que os fiéis refletem sobre o sacrifício de Jesus e sobre sua prática de fé. O silêncio do dia se explica pelo fato de que Jesus, ainda não ressurreto, permaneceu em silêncio.

Muitos católicos costumam praticar algum tipo de abstenção durante a data, substituindo, por exemplo, a carne vermelha pelo peixe. A Igreja Católica considera esse dia como alitúrgico, evitando a realização dos sacramentos, além das missas, que só são realizadas depois do crepúsculo.

Assim, o Sábado de Aleluia é um dia para retiro religioso, silêncio, meditação e orações como forma de relembrar Jesus Cristo bem como de aumentar a devoção religiosa.

Acesse também: Páscoa — detalhes sobre uma das celebrações mais importantes do cristianismo

O que diz a Bíblia sobre o Sábado de Aleluia?

A Bíblia relata a crucificação de Jesus, mas não aborda diretamente o termo “Sábado de Aleluia”. As menções a esse dia são mínimas, uma vez que o sábado era um dia de descanso na cultura judaica. O livro de Lucas fala sobre o corpo de Jesus sendo colocado no sepulcro até a manhã do sábado. Em Mateus é mencionado também que guardas foram colocados na frente do sepulcro, monitorando o local, inclusive no Sábado de Aleluia.

A narrativa bíblica salta diretamente para o Domingo de Páscoa, quando Maria e Maria Madalena vão ao sepulcro de Cristo e o encontram aberto; recebem então a notícia de que Jesus ressuscitou.

Sábado de Aleluia para os católicos

Pessoas acendendo vela na Vigília Pascal, celebração que encerra o Sábado de Aleluia para os católicos.
A Vigília Pascal é a celebração que encerra o Sábado de Aleluia para os católicos.

A tradição do Sábado de Aleluia é muito importante para os católicos. A Vigília Pascal, celebrada durante a noite do Sábado de Aleluia, é um dos momentos mais importantes da celebração pascal, pois, no entendimento da liturgia católica, já é parte da Páscoa.

Os católicos também têm um importante costume durante a celebração da Vigília Pascal. Essa cerimônia é marcada pelo acendimento de uma vela chamada Círio Pascoal, que simboliza a luz de Cristo e marca as celebrações pascais até o Dia de Pentecostes. A vigília se encerra antes do amanhecer do Domingo de Páscoa.

Além disso, o Sábado de Aleluia para os católicos é um dia no qual se prioriza o silêncio em lembrança do sacrifício de Jesus, sendo também marcado por orações, meditações e leitura da Bíblia como forma de reforçar a fé e a devoção de cada fiel.

Apesar do silêncio, os católicos não veem o Sábado de Aleluia como um dia de tristeza, uma vez que ele precede a ressurreição de Jesus Cristo, que comprova sua divindade e cumpre promessas existentes na Bíblia. Os católicos também acreditam que, no Sábado de Aleluia, Jesus estava na Mansão dos Mortos.

Essa crença é muito importante para os católicos, que afirmam que Jesus, ao morrer, desceu ao local de espera dos mortos, resgatando os justos que o haviam precedido.

Sábado de Aleluia para os evangélicos

A crença cristã dos evangélicos tem uma liturgia mais simples que a católica, mas, ainda assim, o Sábado de Aleluia é visto como uma data importante. Os evangélicos consideram a data como um momento de antecipação e de expectativa pela Páscoa e no qual se encaminhava o cumprimento das promessas sobre Jesus.

Sábado de Aleluia para a umbanda

O Sábado de Aleluia é uma data que também tem um importante significado para a umbanda, religião brasileira de matriz africana. Para a umbanda, o Sábado de Aleluia é um momento de renovação espiritual, sendo marcado pelo retorno dos trabalhos com os orixás, que não são realizados no período da Quaresma.

Os umbandistas consideram o Sábado de Aleluia um dia para se conectar com guias espirituais, visando ao fortalecimento de sua fé. Uma série de rituais podem ser realizados nos terreiros de umbanda durante o Sábado de Aleluia. As tradições umbandistas dão significado distinto a esse dia em relação às tradições cristãs, mas a data tem relevância nessa fé.

FONTES

BARBI, Roberta. Sábado Santo, o dia do silêncio. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-04/sabado-santo-dia-do-silencio.html.

FLORO, Vitória. Sábado de Aleluia para a umbanda: Entenda significado da data para outras religiões. Disponível em:

https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2023/04/15436716-sabado-de-aleluia-para-a-umbanda-entenda-significado-da-data-para-outras-religioes.html.

REDAÇÃO. A Vigília Pascal faz do Sábado Santo uma noite de luz. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/vigilia-pascal-faz-sabado-santo-uma-noite-de-luz/.

TEMPESTA, Cardeal Orani João. O significado da oração e do silêncio no Sábado Santo. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/o-significado-da-oracao-e-do-silencio-no-sabado-santo/.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/pascoa/sabado-de-aleluia.htm