As consequências da Segunda Guerra Mundial são os principais acontecimentos relacionados à ocorrência dessa grande batalha. Essa guerra mundial teve como principais consequências a derrota da Alemanha Nazista e libertação dos territórios por ela ocupados; o fim dos campos de concentração e prisão de muitos dos oficiais nazistas; a polarização ideológica do mundo entre as democracias liberais, simbolizadas pelos Estados Unidos, e o comunismo, simbolizado pela União Soviética; a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mediar conflitos internacionais e prevenir novas guerras em escala global.
Leia também: Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?
Como todos os grandes eventos históricos, as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) são várias e complexas. A seguir, elencaremos as principais, partindo do ponto de vista político, econômico, ideológico e cultural, analisando seus impactos nas décadas seguintes.
Em primeiro lugar, a derrota da Alemanha Nazista e libertação dos territórios por ela ocupados: os do ocidente passaram a adotar regimes democrático-liberais, sob influência dos EUA; os do oriente foram incorporados à União Soviética, com a imposição de governos comunistas. Outro desdobramento da derrota alemã foi a libertação dos campos de concentração e prisão de muitos dos oficiais nazistas que conduziam suas operações, os quais posteriormente foram julgados.
Em segundo lugar, voltando a análise para o Japão, pode-se entender os efeitos nefastos do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e em Nagasaki como consequências da guerra: a destruição das cidades, o efeito psicológico sobre a população, os efeitos políticos da rendição sobre o governo e os efeitos biológicos da radiação por várias gerações.
Após a Segunda Guerra Mundial, dada a derrota da Alemanha Nazista, também houve mudança no cenário ideológico mundial: o nazifascismo entra em decadência, sendo mantido apenas em Portugal e Espanha como forma de combate ao comunismo, e a polarização ideológica passa a ser entre as democracias liberais, simbolizadas pelos Estados Unidos, e o comunismo, simbolizado pela União Soviética. Essas disputas ideológicas, que se transpuseram para os campos político, econômico e militar, definiram a Guerra Fria (1947–1991), outra importante consequência da Segunda Guerra Mundial.
Nesse contexto, importantes avanços foram feitos dentro da política internacional: em 1945, na Conferência de São Francisco, se deu a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de mediar conflitos internacionais e prevenir novas guerras em escala global.
Voltando à análise das consequências sobre a população civil, pode-se apontar o genocídio praticado pelos nazistas contra populações de judeus, cristãos, negros, homossexuais e ciganos dentro dos campos de concentração — o chamado Holocausto — e o genocídio das bombas atômicas promovido pelos estadunidenses sobre as populações japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Veja também: Tribunal de Nuremberg — o tribunal internacional criado para julgar e sentenciar os oficiais nazistas
Questão 1
(Fatec) Os dias 06 e 09 de agosto de 2015 marcaram os 70 anos dos ataques com bombas atômicas às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, nos momentos finais da II Guerra Mundial.
Sobre esses ataques é correto afirmar que
A) eram parte da ofensiva final dos países do Eixo para pressionar os Aliados a assinarem o acordo de rendição.
B) foram realizados por bombardeiros alemães e italianos em represália à ocupação da China pelos exércitos japoneses.
C) foram uma resposta estadunidense à recusa à rendição do imperador Hirohito, mesmo após a derrota da Alemanha.
D) encerraram séculos de disputas entre os líderes das dinastias Ashikaga e Tokugawa, o que permitiu a unificação do Japão.
E) eram parte da estratégia soviética de intimidação dos Estados Unidos, que emergiram como potência mundial durante a guerra.
Resolução:
Alternativa C.
As bombas atômicas foram lançadas pelos EUA como forma de pressionar a rendição do Japão.
Questão 2
(Uece) Sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do século XX, é correto afirmar que
A) procurou garantir a paz e equilibrar os jogos de forças entre as nações ricas e as pobres.
B) se omitiu completamente na Guerra do Golfo e na Guerra do Kosovo.
C) representou a força dos EUA como superpotência após a Guerra Fria.
D) ordenou o isolamento de países como Angola, Camboja e Afeganistão.
Resolução:
Alternativa A.
A função da ONU é garantir a paz e equilibrar as tensões internacionais entre seus membros.
Créditos de imagem
[1] WikiNight / Wikimedia Commons (reprodução)
[2] Patrick Gruban / Pine / Wikimeda Commons (reprodução)
Fontes
HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MIRANDA, Monica; FARIA, Ricardo. Da Guerra Fria à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2003.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/guerras/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm