Ratificar e retificar

Ratificar e retificar, apesar de serem palavras bastante parecidas, por serem parônimas, possuem significados diferentes.

Os verbos retificar e ratificar possuem significados diferentes, apesar da semelhança na escrita e na forma de serem falados. Assim, retificar pode ter o sentido de alinhar, arrumar, corrigir, purificar líquido destilado, transformar um tipo de corrente elétrica em outro e medir uma curvatura, enquanto ratificar pode ser entendido como confirmar, autenticar, comprovar, corroborar e reafirmar.

Leia também: Traz ou trás?

Retificar e ratificar: pontos em comum

Antes de mais nada, devemos saber que retificar e ratificar são verbos, ou seja, palavras que expressam uma ação situada no tempo. Em vista disso, elas podem assumir várias formas, sejam elas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio), sejam conjugadas. Estas se modificam de acordo com o número (singular e plural), com o emissor e o receptor da mensagem (eu, tu ou você, ele, nós, vós, eles), com o modo (indicativo, subjuntivo, imperativo) e com o tempo (passado, presente e futuro).

Percebemos, então, que a palavra retificar pode ser escrita e falada de diversas maneiras – retifiquei, retifique, retificando, retificará, retificaríamos e, também, pode originar palavras de classes diferentes, como o substantivo retificação. O mesmo caso ocorre com o termo ratificar, o qual pode ser encontrado nas mais diversas configurações, tais quais ratifiquei, ratificaremos, ratifique, ratificação.

Apesar da variação explicada acima, é importante ter em mente que as formas flexionadas desses verbos, assim como de todos os outros, carregam os mesmos sentidos, e as derivadas – por exemplo, retificação e ratificação (substantivos) – possuem uma estreita relação de significação com os verbos que as originaram.

O que é retificar?

Vejamos a seguir os diferentes sentidos que a palavra retificar pode assumir:

1. Alinhar, colocar algo em linha reta

2. Corrigir, emendar

A borracha serve para retificarmos palavras que escrevemos de forma inadequada.
A borracha serve para retificarmos palavras que escrevemos de forma inadequada.

3. Compor, ajeitar

4. Destilar líquido novamente, purificá-lo

5. Modificar de corrente alternada para contínua (postulados da matéria de Física sobre eletricidade)

6. Estabelecer o comprimento de um arco curvilíneo (geometria)

Leia também: Sessão, cessão ou seção

O que é ratificar?

Tendo em vista que já sabemos quais são os significados de retificar, vamos agora descobrir quais são os sentidos que o verbo ratificar carrega.

1. Confirmar, autenticar

Os documentos que a moça está trouxe foram ratificados pelos colegas.
Os documentos que a moça está trouxe foram ratificados pelos colegas.

2. Comprovar, corroborar

3. Reafirmar

Parônimos x sinônimos

Apesar da grande semelhança tanto do ponto de vista gráfico, ou seja, da escrita, quanto do fonético, isto é, dos sons presentes na fala, ratificar não tem o mesmo significado que retificar, e a explicação para isso reside no fato de que são termos parônimos, não sinônimos. Diante disso, faz-se necessário comentarmos brevemente acerca do que é paronímia e sinonímia.

A primeira diz respeito às palavras que são formalmente (escrita e som) semelhantes, mas não necessariamente têm sentidos parecidos. Exemplo: deferir (atender uma solicitação) X diferir (adiar).

A segunda já se refere aos termos que possuem uma aproximação de significado, mas podem, inclusive, ser muito diferentes em termos de estrutura. Exemplo: colocar e pôr, cujos sentidos são de acomodar algo em algum lugar, mas são escritas e verbalizadas de modo bastante diverso.

Terminada essa breve diferenciação classificatória, resolva os exercícios a seguir, a fim de testar os seus conhecimentos sobre o assunto do presente texto.

Embora as palavras “ratificar” e “retificar” sejam semelhantes, seus significados são muito diferentes.
Embora as palavras “ratificar” e “retificar” sejam semelhantes, seus significados são muito diferentes.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Observe o seguinte trecho do conto “Anedota do Cabriolet”, de Machado de Assis:

“Na paróquia todos lhe queriam bem, porque ele não enredava nem maldizia. Tinha o amor da arte pela arte. Muita vez nem era preciso perguntar nada. José dizia-lhe a vida de Antônio e Antônio, a de José. O que ele fazia era ratificar ou retificar um com outro, e os dous com Sancho, Sancho com Martinho, e vice-versa, todos com todos.”

Diante da leitura do excerto, marque a alternativa correta com relação aos sentidos das palavras ratificar e retificar na narrativa:

a) reafirmar e compor;

b) comprovar e alinhar;

c) confirmar e destilar líquido;

d) corroborar e corrigir;

e) autenticar e modificar corrente alternada para contínua.

Resolução:

Alternativa “d”, pois a personagem tanto utilizava José para corroborar/comprovar os preceitos de Antônio, e vice-versa, quando utilizava a palavra de um para corrigir a do outro.

Questão 2 – Leia as frases a seguir e preencha as lacunas.

I – Os cálculos de João não estavam corretos, então o professor solicitou que ele os _________. (ratificasse/retificasse)

II – Diante do resultado dos exames, os quais atestavam a presença do câncer de mama em Sofia, o médico ___________ a necessidade de iniciarem o tratamento imediatamente. (ratificou/retificou)

III - Joaquina deveria _________ um traje adequado para ir à festa. (ratificar/retificar)

A alternativa que preenche corretamente as lacunas acima é:

a) ratificasse, retificou, retificar;

b) retificasse, retificou, retificar;

c) retificasse, ratificou, retificar;

d) ratificasse; ratificou, ratificar;

Resolução: alternativa C.

I – Retificar no sentido de corrigir.

II – Ratificar no sentido de confirmar.

III – Retificar no sentido de compor, arranjar.

 

Por Diogo Berquó
Professor de Português


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/ratificar-retificar.htm